- Início
- Viver
- Coesão Social
- Inclusão e Igualdade
- Projeto Municipal “Ativ@mente” - Envelhecimento Ativo
Projeto Municipal “Ativ@mente” - Envelhecimento Ativo
Investimento Municipal promove envelhecimento ativo e saudável - Projeto “Ativ@mente”
O projeto Municipal “Ativ@amente” dirigido à população com mais de 55 anos, visando integrá-las numa estratégia em prol de uma adequada inclusão social e da promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
Este projeto de intervenção social, com duração de 48 meses, resulta do investimento municipal na ordem dos 206 mil euros, estando os restantes 50 por cento a cargo do Fundos Comunitários (Fundo Social Europeu), em execução desde dezembro 2018. As atividades programadas visam a crescente capacitação dos técnicos das instituições locais de apoio a idosos, dos cuidadores formais e informais, mobilizando assim o interesse da comunidade em geral.
Na prossecução de uma política de proximidade e intergeracional, o projeto “Ativ@mente” abrange atividades, nomeadamente oferta culturais, educacionais e de convívio; espaços de diálogo, de trocas de experiência e de conhecimentos entre pessoas idosas e crianças; estratégias para diminuir o isolamento social e a exclusão em interação com as famílias, assim como ações de formação, encontros, seminários, workshops, estudos dirigido aos funcioários de instituições com utentes pertencentes a esta faixa etária.
O programa “Ativ@mente” tem um cronograma de ações previsto até novembro de 2022, contando com o apoio técnico especializado de uma equipa multidisciplinar, que integra áreas desde a psicologia, ciências sociais e nutrição até à fisiologia. No total, são 412 mil euros o investimento a afetar a este projeto cujas ações são dirigidas à melhoria da qualidade de vida da população sénior do Concelho.
-
Objetivos
- Desenvolver estratégias de combate ao isolamento e de promoção da inclusão social, da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos, através da criação de atividade em interação com as famílias e com criança e jovens que favoreçam o enriquecimento mútuo e a solidariedade intergeracional;
- Promover o envelhecimento ativo e saudável, desenvolvendo ações de capacitação com vista a garantir o bem-estar físico e mental, contribuindo para uma maior autonomia e independência, da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos;
- Capacitar, a pessoa com idade igual ou superior a 55 anos, para o aumento da qualidade de vida, promovendo ações de literacia em saúde, fomentando a prática de estilos de vida saudáveis e o reconhecimento de competências que incrementam a autonomia na gestão do seu processo de cuidados.
-
Destinatários
- Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos que trabalham, estudem ou residam no Município;
- Crianças e jovens que integrem projetos intergeracionais.
A participação é gratuita para os beneficiários do projeto e são realizadas em contexto escolar.
-
Duração
O projeto tem os seguintes indicadores de realização e resultado e visa contratualizar:
- 48 meses de execução (início a 03/12/18 e termo a 30/11/2022)
-
Atividades
O projeto contempla 12 atividades aprovadas, de acordo com quatro tipologias de intervenção:
- Ações de Capacitação (“Mãos na Lata”; “Dar + Vida aos anos”; “Rádio Ativa”; “Café Memória”);
- Atividades de Apoio à Inclusão Social (“Teleassistência”; “Georreferenciar para melhor Incluir”; “Comissão Municipal de Proteção da Pessoa Idosa”; “Tempo para Si”);
- Encontros, Seminários, Workshops e Ações de Divulgação (“Maleta”; "Conversas sem Idade");
- Estudos (Seminário; Guia do Sénior).
Tabela Informativa TIPOLOGIA AÇÕES / ATIVIDADES BREVE DESCRIÇÃO A - Ações de capacitação: Oferta de atividades culturais, educacionais e de convívio; Espaços de diálogo e de troca de experiência e de conhecimentos entre pessoas idosas e crianças A1 - Mãos na Lata Sessões de Arte Urbana que visam promover o envelhecimento ativo, a solidariedade e a aprendizagem intergeracional e a inclusão social, potenciando a integração e a participação da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos. Estas sessões são organizadas em formato de workshops de 4 módulos (Enquadramento histórico do aparecimento do graffiti; TAG; Técnica de STENCIL e Pintura do Mural), que refletem uma cronologia, do aparecimento e evolução do trabalho na “rua”. Os conteúdos teóricos programados, não pretendem ser de grande complexidade e extensão, mas sim facultar aos participantes noções concretas e concisas sobre os temas propostos. A duração de cada módulo foi estimada reconhecendo as limitações físicas e motoras dos indivíduos destas faixas etárias, perfazendo um total de dois dias, por ano civil. A2 – Dar + Vida aos Anos Programa comunitário promotor de estilos de vida saudáveis que inclui o acesso à prática de atividade física, a consultas de nutrição e de fisiologia e sessões de literacia em saúde, em articulação com os stakeholders. As consultas de nutrição e fisiologia pressupõe três momentos de avaliação (inicial, intermédia e final) por ano civil, dos participantes e o devido encaminhamento para a prática desportiva recorrendo aos recursos existentes na comunidade. Nas sessões de literacia em saúde serão abordados temas relacionados com a Nutrição e a Fisiologia, de forma a garantir o reconhecimento da importância da dieta saudável e da atividade física, contribuindo para inclusão social da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos, para o aumento da sua qualidade de vida, potenciando a sua autonomia e independência. Para que esta atividade seja desenvolvida em proximidade com seus participantes, prevê-se a criação de um total de 6 Polos, distribuídos pelas 6 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, no horizonte temporal de 36 meses.
A3 – Rádio Ativa Espaço de “avós e netos” integrado nas Rádio Escolas concelhias, apoiando a atividade escolar no âmbito de partilha de experiências de vida, potenciando o capital de conhecimento e de experiência das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos na formação das gerações mais jovens. Esta atividade de combate à exclusão social e ao isolamento promove a relação intergeracional e familiar, aumentando a qualidade de vida, a relação familiar de proximidade e o envelhecimento ativo e saudável.
A4 – Café Memória Espaço de discussão, reflexão, partilha e suporte mútuo sobre questões associadas a problemas de memória ou demência, num ambiente reservado e seguro, facilitador da interação entre todos, disponibilizando apoio emocional, informação útil e promovendo a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde e/ou de ação social, num contexto informal. Esta atividade permite prevenir o isolamento e a exclusão social e aumentar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável.
B – Atividades de apoio à inclusão social: Estratégias para diminuir o isolamento social e a exclusão em interação com as famílias B1 – Teleassistência Serviço de tecnologias de apoio à distancia, de resposta imediata em situações de emergência/urgência, segurança e solidão através do acionamento de um botão pelo utente, que permite o contacto com o Contact Center da Cruz Vermelha Portuguesa, 365 dias por ano, durante 24 horas por dia, com o acesso à situação clínica, pessoal e familiar de cada utente através de equipamentos de comprovada fiabilidade. Esta ação procura incrementar a autonomia da pessoa idosa na gestão do seu processo de cuidados, incentivar o envelhecimento no contexto de proximidade (ageing in place) prestando um serviço de apoio à manutenção do conforto e segurança no domicílio.
B2 – Georreferenciar para melhor incluir Programa que se propõe a georreferenciar as pessoas de idade igual ou superior a 55 anos abrangidas pela atividade da Teleassistência. Esta atividade irá permitir aos técnicos efetuar pesquisas, identificar e priorizar necessidades associadas aos utentes e consequentemente, orientar a definição de políticas sociais locais no que se refere ao envelhecimento ativo, à inclusão e à melhoria da qualidade de vida. A longo prazo espera-se ampliar esta atividade a outras bases de dados existentes no município, permitindo o cruzamento da informação de forma a otimizar a intervenção já realizada, na área social. B3 – Comissão Municipal de Proteção da Pessoa Idosa Reformulação da Comissão Municipal do Idoso, através da criação de estatutos sociais e regulamentos, que potenciem o funcionamento de uma estrutura de apoio à pessoa idosa com o envolvimento dos parceiros da comunidade. Esta atividade prevê contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, para a solidariedade e a aprendizagem intergeracional, para a inclusão social, promovendo a integração e a participação dos destinatários e aumentando a sua qualidade de vida.
A Comissão pressupõe ainda, a identificação/sinalização de casos de violência na pessoa idosa e o seu encaminhamento através dos meios legais disponíveis na comunidade.
Esta estrutura terá como objetivo final promover a divulgação de todas as iniciativas desenvolvidas no concelho, na área do envelhecimento e disponibilizar informação promotora da literacia em saúde.
B4 – Tempo para si Criação de uma bolsa de 20h/semanais, para apoiar os cuidadores informais, com mais de 55 anos e com carência económica comprovada, de pessoas dependentes e/ou portadoras de patologia e/ou deficiência. Prevê a Aquisição de Serviços Especializados na área do envelhecimento, proveniente das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de VFX, de forma a que o cuidador informal tenha tempo para si (descansar e/ou tratar de assuntos fora da habitação).
Esta atividade permite promover o envelhecimento ativo e saudável, diminuir o nível de desgaste físico e emocional dos cuidadores informais, aumentar a qualidade de vida, de ambos, e assegurar uma maior autonomia e independência dos beneficiários.
C – Encontros, Seminários, Workshops, Ações de Divulgação: Ações de capacitação e formação do pessoal das instituições C1 – Maleta Programa de estimulação de competências que visa promover estratégias de suporte ao envelhecimento ativo e saudável em contexto de proximidade da pessoa idosa (ageing in place). Este programa pressupõe atividades que permitam aos idosos exercitarem as suas funções cognitivas e sensoriais, estimular a memória, atenção, concentração, compreensão verbal, abstração lógica, visualização espacial e coordenação psicomotora, com recurso a materiais didáticos e ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação, através da construção de uma Maleta e Kits Pedagógicos, que no decorrer da Operação serão fornecidos gratuitamente às Instituições participantes.
Esta atividade será realizada nas Instituições Locais de Apoio a Idosos, com valências de Estrutura Residencial para Idosos e Centros de Dia, podendo ser estendida, ao Serviço de Apoio Domiciliário.
C2 – Conversas sem idade Ações de capacitação e sensibilização com recurso a Técnicos especializados e/ou intervenientes na área do envelhecimento ativo que visem: - Promover a aculturação bem como a prática de estilos de vida saudável (reconhecimento da importância da dieta saudável, da atividade física regular e da melhoria da mobilidade da pessoa idosa);
- Revelar a importância do desenvolvimento de competências que incrementem a autonomia da pessoa idosa na gestão do seu processo de cuidados, desde a vigilância da saúde à segurança e acessibilidade nas habitações das pessoas idosas (prevenção de acidentes e quedas);
- Alertar e prevenir para situações de ocorrência violência nas pessoas idosas.
Estão previstas realizar, seis ações por ano civil, no âmbito educacional e sociocultural que conferem literacia em saúde, adequada tanto ao público-alvo como aos seus cuidadores informais e todos os profissionais da área, com as seguintes temáticas: Prevenção de Acidentes e Quedas; Saúde Mental e Demências; Violência e Maus Tratos a Idosos; Literacia Financeira; Literacia Digital e Sexualidade na Terceira Idade
D – Estudos: Ações de monitorização e de avaliação relativas às medidas e aos dispositivos implementados D1 – Seminário Espaços de reflexão, de partilha e troca de experiências com o objetivo de: - Incentivar o envelhecimento ativo e saudável e a promoção da inclusão social;
- Estimular o aumento qualidade de vida;
- Partilhar experiências de intervenção na área;
- Aprofundar conhecimentos sobre diversas temáticas e disseminar boas práticas, contribuindo para a redução das desigualdades em saúde e partilha de informação acerca de direitos da população beneficiária.
D2 – Guia do Sénior Elaboração de um manual/guia de boas práticas sobre o Projeto Ativ@mente, com testemunhos dos Destinatários e registo dos contributos dos stakeholders que participaram durante a execução do Projeto. Pretende-se identificar e disseminar boas práticas, com potencial de replicabilidade, que promovam o envelhecimento ativo e saudável, a inclusão social e o aumento da qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.
Visa sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, promover a mudança de atitudes em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.
-
Enquadramento
- Aviso n.º LISBOA – 38-2018-30 – Concurso para a Apresentação de Candidaturas ao Programa Operacional de Lisboa 2014/2020
- Eixo Prioritário 6 – Promover a Inclusão Social e combater a Pobreza e a Descriminação
- Objetivo Temático 9 – Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza e a Descriminação
- Prioridade de Investimento 9 IV/9.4. – Melhoria do Acesso a Serviços Sustentáveis, de grande qualidade e a preços comportáveis, incluindo cuidados de saúde e serviços sociais de interesse geral
Sumário Executivo- Candidatura aprovada, realizada pela Equipa Multidisciplinar da Reabilitação Urbana (EMRU), em articulação com o Departamento de Habitação e Coesão Social (DHCS) e o Departamento de Planeamento e Ordenamento do Território (DPOT) no âmbito do Portugal2020;
- Refere a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável Ativo e Saudável 2017-2025;
- Projeto Municipal com vista à promoção do envelhecimento ativo e saudável, a inclusão social e o combate ao isolamento da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos do concelho de Vila Franca de Xira, em articulação com as entidades concelhias;
- Oferta de atividades sociais, culturais, educacionais e desportivas, executadas por uma equipa técnica especializada.
-
Indicadores e Metas
O projeto tem indicadores de realização e resultado e visa contratualizar com a autoridade de Gestão, conforme Aviso de Concurso LISBOA-38-2018-30, de acordo com as seguintes metas:
Tabela Aviso LISBOA – 38-2018-30 Valor Base Meta Ano Alvo Indicador de Realização Destinatários nas atividades desenvolvidas 0 314 2021 -
Financiamento
O custo total elegível é de 412.391,42€, comparticipado em 50% pela União Europeia – PORLISBOA (Fundo social Europeu - FSE) em 206.195,71€ e com um investimento financeiro de 50% da CMVFX, ou seja, de 206.195,71€.
-
Comunicação
De acordo com as normas do Portugal2020, o Projeto Ativ@mente é promovido junto do seu público-alvo, parceiros e comunidade em geral através dos seguintes meios:
- Site municipal
- Site dos parceiros
- Flyers, folhetos, cartazes do projeto
- Newsletter digital
- Spot Publicitário
- Guia do Sénior
-
Equipa
O projeto conta com uma equipa especializada, constituída por nove técnicos:
- 1 Coordenador Geral
- 1 Técnico Administrativo
- 1 Psicólogo
- 1 Designer
- 1 Técnico de Sistema de Informação Geográfica (SIG)
- 1 Nutricionista
- 1 Fisiologista
- 2 Técnicos de Ciências Sociais
Notícias
-
Câmara Municipal lança “Guia prático para um estilo de vida saudável”
Câmara Municipal lança “Guia prático para um estilo de vida saudável”
01 Out 2023 -
Muro em Vila Franca de Xira ganha nova imagem pelas mãos de seniores
Muro em Vila Franca de Xira ganha nova imagem pelas mãos de seniores
08 Jul 2022 -
Seniores põem “mãos na lata” e decoram muro no Bom Sucesso
Seniores põem “mãos na lata” e decoram muro no Bom Sucesso
28 Abr 2022 -
Materiais de apoio à estimulação cognitiva distribuídos
Materiais de apoio à estimulação cognitiva distribuídos
09 Jul 2021 -
Programa Municipal “Ativ@mente”: “Xirativ@ - Dar Vida aos Anos”
Programa Municipal “Ativ@mente”: “Xirativ@ - Dar Vida aos Anos”
27 Fev 2020