Sistema de Gestão da Qualidade
Desde 2018 que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem vindo a desenvolver o seu modelo de gestão, nas vertentes de funcionamento interno e de prestação de serviços, baseado em requisitos de normas internacionais com foco na melhoria das metodologias de gestão e de operação, na implementação de ferramentas de planeamento e monitorização, e na promoção da melhoria contínua.
Assumindo uma estratégia incremental na implementação da norma NP EN ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Câmara Municipal começou por obter a certificação no ano de 2018, no âmbito da prestação de serviços desportivos incluindo atividades aquáticas, ginásio e atividades de fitness na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, tendo sido efetuada durante o ano de 2019 a extensão à Piscina Municipal de Alverca (Chasa e Quinta das Drogas), do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria.
Mantendo a continuidade na melhoria dos seus serviços, no ano de 2023, foi obtida a certificação do SGQ nas Lojas do Munícipe de Vila Franca de Xira, de Alverca e da Póvoa de Santa Iria no âmbito do atendimento ao público dos serviços prestados pelo município e gestão da correspondência.
No ano de 2024 foi efetuada uma extensão da certificação existente, tendo sido obtido a certificação dos serviços no âmbito da Gestão Estratégia Municipal, no Desempenho e Melhoria da Organização, na área Financeira e Património, na Contratação Pública e Aprovisionamento, na área Jurídica, Contraordenações e Execuções Fiscais, na Manutenção de Edifícios Municipais, Viaturas, Máquinas e Infraestruturas, na Comunicação, na Gestão dos Sistemas de Informação e na Gestão e Valorização de Recursos Humanos.
No âmbito da prestação de serviços desportivos incluindo atividades aquáticas, ginásio e atividades de fitness, no ano de 2024 foi realizada a extensão à Piscina Municipal Batista Pereira.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assume a importância de assegurar a sustentabilidade, e adequação da organização, visando a satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes Interessadas.
Nesse sentido, declara o seu empenho e compromisso em desenvolver uma Política da Qualidade que assegure rigor, transparência e excelência dos serviços prestados, satisfazendo continuamente as necessidades e expectativas dos seus munícipes/cidadãos.
- Documentação: