- Início
- Saber & Lazer
- Gastronomia e Encostas de Xira
Gastronomia e Encostas de Xira
Um dos principais atrativos turísticos do nosso Concelho é a Gastronomia, cujo sabor está ligado à pesca e ao trabalho rural. De notar que este Município é, na Área Metropolitana de Lisboa Norte, o que maior extensão de frente ribeirinha apresenta (23 km). A ligação ao Rio tem, por isso, assumido, ao longo de vários períodos da história, uma importância irrefutável. Entre outros fatores de relevantes, o Tejo foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida.
Numa representação da cultura da beira-rio, nada mais natural do que privilegiar, numa campanha de gastronomia, o sável. Este peixe, que na primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de Varinos e Avieiros para o Município. Assim, em março, os restaurantes do Concelho participantes inserem, na sua ementa, o sável frito em postas finas com uma suculenta açorda de ovas, associando-se a esta marca registada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em 2016 - "Março, Mês do Sável".
Já em novembro é tempo de provar os sabores campestres da boa cozinha tipicamente Ribatejana com pratos de coelho, Canja à Vila-Franquense e o Torricado com Bacalhau Assado. Estes pratos com origem nos camponeses, agricultores e campinos, contam a árdua vivência destes trabalhadores na Lezíria.
A Canja à Vila-Franquense é a segunda marca gastronómica registada pelo Município de Vila Franca de Xira, encerrando mais uma manifestação cultural identitária que pretendemos preservar e divulgar junto das gerações mais novas e comensais apreciadores da cozinha tradicional. Trata-se de uma singular canja de frango, enriquecida com carne de porco: chispe e chouriço, e à qual se acrescenta, ainda, um corte de vaca: a alcatra. Esta sopa, disponível todo o ano, tem o seu maior destaque em novembro, momento para nova campanha de gastronomia “Sabores do Campo à Mesa”, quando restaurantes participantes apresentam as suas propostas mais reconfortantes e assentes nas ligações fortes da gastronomia regional.
A sopa de bacalhau, os linguadinhos, o melão da Lezíria (um dos produtos agrícolas com maior projeção a nível nacional) e os bolos regionais - “Garraios” e “Lezírias” – são ainda outras das especialidades mais saborosas da região, a não perder.
Venha descobrir um verdadeiro património de sabores!