Biorresíduos – Restos Alimentares
O QUE SÃO?
O Regime Geral de Gestão de Resíduos, estabelecido através do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, define que biorresíduos são os “os resíduos biodegradáveis de espaços verdes, nomeadamente os de jardins, parques, campos desportivos, bem como os resíduos biodegradáveis alimentares e de cozinha das habitações, das unidades de fornecimento de refeições e de retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos”.
No caso concreto do setor doméstico, consideram-se resíduos urbanos biodegradáveis (RUB), os restos de comida ou desperdícios de fruta e legumes sem condições de serem consumidos.
A recolha seletiva dos RUB contribui para o cumprimento de metas europeias de prevenção de resíduos, bem como para a Economia Circular, sendo ainda um fator importante para a Neutralidade Carbónica preconizada para 2050. A implementação desta recolha seletiva tem ainda diversos impactos positivos, diretos e indiretos, designadamente:
- Redução de quantidades de resíduos depositados em aterro por via indireta;
- Criação de empregos verdes;
- Envolvimento da comunidade (compostagem doméstica e comunitária, agricultura familiar);
- Redução da importação de matérias-primas para a agricultura;
- Melhoria da qualidade do solo através da utilização do composto produzido.
ENQUADRAMENTO
A recolha de RUB no Concelho de Vila Franca de Xira iniciou-se em junho de 2021, através de um projeto que incidiu em duas vertentes: na recolha seletiva de RUB domésticos junto do canal Horeca e similares – restaurantes e frutarias aderentes, refeitórios escolares e mercados municipais e recolha de proximidade na cidade da Póvoa de Santa Iria. Tratou-se de um projeto-piloto, no contexto do qual foram disponibilizados contentores de 7L para incentivo da sua separação e realizadas em ações de sensibilização porta-a-porta.
A recolha de proximidade no setor residencial está a ser alargada para a cidade de Alverca do Ribatejo, de acordo com a candidatura submetida pelo Município ao Programa Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
ONDE ESTÃO?
Atualmente, o projeto de recolha de RUB encontra-se em pleno funcionamento na Póvoa de Santa Iria, estando a ser implementado em Alverca do Ribatejo, através da recolha de proximidade.
Veja aqui a localização localização dos equipamentos disponíveis na Póvoa de Santa Iria para a deposição dos restos alimentares.
Em Alverca do Ribatejo, os contentores para deposição de resíduos serão colocados na via pública à medida, e nos locais, onde estão a ser entregues os baldes para uso doméstico.
Os contentores para deposição desta tipologia de resíduos estão identificados com a cor “castanha”.
PROJETOS FUTUROS
A recolha de RUB será gradualmente alargada à restante área territorial do Concelho, estando este projeto assente numa rede de recolha seletiva para separação, encaminhamento e valorização desta tipologia de resíduos.
Esteja atento ao site e redes sociais do Município para estar a par dos novos projetos.
#desperdícionãoélixo – acompanhe a tendência!
SEPARAR PARA VALORIZAR +
O Projeto Piloto “Separar para Valorizar +”, em fase de implementação na Urbanização do Brejo - Rua do Valador em Alverca do Ribatejo, pretende ser o mote para a implementação de um sistema de deposição de resíduos urbanos com base nos princípios do SAYT (Save-as-you-throw), visando o pagamento da taxa de serviços de resíduos urbanos, de acordo com a quantidade de resíduos produzidos.
Neste contexto, pretende-se que se promova de forma eficaz a redução do desperdício, a mitigação dos custos a longo prazo e proporcionar a equidade dos residentes, visando simultaneamente o cumprimento das diretrizes europeias e nacionais, com vista a fomentar o aumento da reciclagem e a redução do impacto climático deste setor.
Para reduzir o volume de resíduos indiferenciados, está a ser realizada uma campanha de sensibilização junto dos moradores, para adotarem mudanças comportamentais, tais como:
- Combater o desperdício alimentar;
- Incentivar a separação de resíduos, para adotar o incremento da recolha seletiva;
- Premiar uma correta deposição seletiva.
Sendo a curto prazo a indexação de tarifas aos resíduos produzidos uma obrigatoriedade legal, este Projeto Piloto “Separar para Valorizar +” pretende apenas efetuar uma análise de participação na utilização dos equipamentos, do quantitativo de resíduos produzidos pelos munícipes e graus de contaminação. Para o efeito, está a ser disponibilizado um cartão munícipe a cada alojamento da Urbanização do Brejo, o qual vai permitir a abertura do equipamento de deposição de resíduos urbanos biodegradáveis.
Para consultar as suas deposições, realizadas no âmbito deste projeto, clique no link
(atualmente disponível apenas para os munícipes residentes na área piloto, portadores de cartões de acesso)
CONTACTOS
Todos os Munícipes da Póvoa de Santa Iria que ainda não tenham o seu contentor de 7L, e que estejam interessados em participar neste projeto, podem proceder ao levantamento deste equipamento, mediante solicitação prévia, nos seguintes locais:
- Vila Franca de Xira, Pavilhão do Cevadeiro (Parque Urbano do Cevadeiro);
- Póvoa de Santa Iria, Loja do Munícipe (Quinta Municipal da Quinta da Piedade).
/ Para mais informações, contacte:
Divisão de Higiene Pública e Ambiente
Número Verde (gratuito):800 206 726
E-mail: higienepublica@cm-vfxira.pt
Horário de Atendimento- 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
SABIA QUE…?
- Cada pessoa deita fora cerca de 200kg de restos de comida por ano?
- Por cada 1kg de restos de comida é possível produzir 0,5kg de composto para utilização na agricultura?
- Os RUB constituem cerca de 37% dos resíduos produzidos em Portugal Continental
- Em 2022, foram recolhidas 764ton de RUB no Concelho.