GLOCAL
Do Local para o Global – VFX Responsável!
O mundo e as sociedades contemporâneas têm um caráter eminentemente global, assente na dinâmica dos mercados económicos, nos fenómenos migratórios e culturais, na consciência dos riscos, na rapidez com que a informação atravessa as fronteiras das nações e os limites do conhecimento.
Ao mesmo tempo, cresce a perceção de que os fenómenos globais têm um impacte direto nas vivências locais, e que estas últimas têm o potencial de se repercutirem por todo o mundo.
Mais que nunca, a célebre frase “Pensar Globalmente, Agir Localmente” assume toda a pertinência. E a essa conceção estratégica a Câmara Municipal tem dado bastante atenção, contribuindo, com a sua ação, para um maior equilíbrio global, abordando as Alterações Climáticas, a discriminação étnica e de género, ou o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Sobre esta última temática, a Câmara Municipal tem realizado contactos com a Associação Objetivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas, de modo a otimizar a sua contribuição para o cumprimento destes objetivos. Destes contactos, saiu reforçada a vontade de promover ações de Educação para o Desenvolvimento, bem como fortalecer a relação bilateral com países em vias de desenvolvimento, nomeadamente Cabo Verde, potenciando a geminação existente entre Vila Franca de Xira e a cidade de Santa Catarina.
O Concelho de Vila Franca de Xira quer assumir-se como parceiro ativo nesta dimensão GLOCAL em que se jogam os dados do futuro de todos nós, que habitamos o planeta. Eis algumas das ações que têm contribuído para isso:
- Agenda 21 Local;
- PREDAMB – Programa de Educação Ambiental;
- Centros Locais de Apoio à Integração de Emigrantes;
- Rede de Cidades Educadoras;
- Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis;
- Plano Municipal para a Igualdade;
- Geminações.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é uma autarquia socialmente responsável, assumindo na sua ação diária a preocupação com um desenvolvimento coerente e sustentável, dinamizando e envolvendo-se em projetos sociais e de natureza humanitária, promovendo a participação de todos os agentes autárquicos em áreas como a cultura, ação social, solidariedade, educação ou saúde.