- Início
- Viver
- Educação
- Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
- Dia Internacional da Cidade Educadora
Dia Internacional da Cidade Educadora
O Dia Internacional da Cidade Educadora foi instituído pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), como forma de destacar o compromisso dos municípios aos princípios da Carta de Cidades Educadoras, e sensibilizar os cidadãos a reconhecerem o trabalho desenvolvido pelos diversos agentes educativos na promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e ao longo da vida.
-
2021
O slogan para esta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora foi “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”. Hoje, mais que nunca, as Cidades Educadoras devem estar ao lado da população que necessita de maior apoio para que esta recuperação seja inclusiva. Para isso, será preciso reforçar a ação municipal à luz dos valores da Carta, o que significa a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.
É tempo de juntar forças, trabalhar de forma conjunta e procurar alianças para catapultar a educação como eixo central da recuperação. Proteger e priorizar o investimento na educação, impulsionar a formação, promover o empreendedorismo, apoiar a investigação, fomentar a inovação social, melhorar a empregabilidade são, entre outras, algumas das principais estratégias a serem priorizadas.
-
2020
Em 2020 assinalou-se os 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Educadoras. A Carta é o documento fundador deste movimento internacional que promove uma visão da cidade que coloca a educação como um vetor de transformação social e melhoria da vida comunitária. Coincidindo com este aniversário e com o objetivo de manter a sua validade face às incessantes mudanças que o nosso mundo experimenta, a Associação levou a cabo um processo participativo de atualização da Carta. A Carta atualizada foi proclamada no dia 30 de novembro.
O mote desta edição “30 anos transformando pessoas e cidades para um mundo melhor” foi um convite aberto para as mais de 500 cidades que atualmente fazem parte da AICE partilharem e celebrarem com as cidadãs e cidadãos as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos.
A situação pandémica não impediu o Município de assinalar esta data, recorrendo a inúmeras iniciativas realizadas online.
-
2019
Em 2019, o lema das comemorações foi “ESCUTAR A CIDADE PARA A TRANSFORMAR”.
As comemorações, à semelhança de anos anteriores, reuniram os serviços municipais, a comunidade educativa, o movimento associativo e outras instituições num amplo leque de ofertas para a comunidade em geral, numa lógica de que a cidade educa ao longo da vida. O programa decorreu entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro por todas as freguesias do Concelho.
No dia 30 de novembro, dia da Cidade Educadora, decorreu a Gala de Mérito e Excelência Escolar para o Ensino Básico, que abrange o 2º e 3º ciclos e consiste numa medida de incentivo ao sucesso escolar, através da qual pretende-se reconhecer aos alunos finalistas destes ciclos de ensino a assiduidade, o esforço e o desempenho escolar, assim como o trabalho em ações meritórias em prol da comunidade. A Gala decorreu no Ateneu Artístico Vilafranquense e contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas que reconheceram o mérito e excelência de 63 alunos.
-
2018
“Tecendo uma rede de cumplicidades” foi o lema da 3.ª edição, sublinhando a importância de tecer redes e agregar novos aliados na construção deste projeto partilhado, que necessita do compromisso do maior número de pessoas, instituições, associações, ONG, governos locais, etc., a par da comunidade educativa.
O Município de Vila Franca de Xira, enquanto elemento da AICE e, por inerência, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), comemorou o Dia, durante a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro, com um programa de atividades desenvolvidas pelos vários Serviços Municipais, por entidades parceiras da Sociedade Civil e pelos estabelecimentos de ensino do Concelho, envolvendo grande parte dos agentes educativos da nossa comunidade.
O programa contemplou atividades de animação da leitura, visitas guiadas, conferências, debates, oficinas, exposições, concerto, feira de troca de livros, atividades físicas, entre outras, que se dirigem a todos os públicos, desde crianças do pré-escolar a seniores, sendo abordados temas tão diversificados como o ambiente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a diversidade e a inclusão, a adoção de hábitos de vida saudáveis, o reconhecimento do mérito e excelência escolar, bem como a aprendizagem ao longo da vida.