- Início
- Viver
- Cultura
- Arquivo Municipal
- Projetos
Projetos
A par das funções de gestão documental e apoio interno aos serviços do município, a equipa do Arquivo Municipal promove iniciativas de valorização e divulgação dos fundos e coleções à sua guarda. Além sido, colabora em ações de salvaguarda do património arquivístico de outras entidades do município.
Apresentamos alguns desses projetos:
-
Difusão da informação e presença na internet
“There is only one thing in the world worse than being talked about, and that is not being talked about.” (Oscar Wilde)
O Arquivo Municipal, enquanto serviço público, e a informação que conserva, estão referenciados em diversos diretórios e repositórios, através dos quais a metainformação e as imagens disponibilizadas no Portal de Arquivo são difundidos. -
Coleção de Periódicos Locais e Regionais
A imprensa periódica publicada em Vila Franca de Xira foi, desde o seu início em 1877, um importante meio de comunicação e um eficaz instrumento ao serviço da instrução e da formação da opinião pública. E é hoje um repositório de informação fundamental para o conhecimento do passado das comunidades locais, do seu quotidiano e das suas expressões sociais, políticas e culturais.
O projeto de uma coleção de “Periódicos Locais e Regionais” tem por objetivo disponibilizar as representações digitais de periódicos, sobretudo jornais editados no concelho de Vila Franca de Xira, mas também outros publicados na região do Ribatejo e com incidência particular sobre Vila Franca de Xira, criando assim uma hemeroteca digital.
A concretização do projeto inclui: a digitalização de espécimes bibliográficos conservados em diversos serviços do Município de Vila Franca de Xira e de outros que, não existindo à guarda do Município, são digitalizados a partir de coleções de instituições ou indivíduos que aceitem colaborar neste projeto; e a disponibilização dos objetos ou representações digitais através da base de dados de descrição do Arquivo.
Acessível aqui.
-
Tratamento de coleções de peças desenhadas de cartografia e arquitetura
O Arquivo Municipal conserva várias coleções de peças desenhadas de cartografia e arquitetura, que totalizam uma quantidade estimada de 20.000 documentos. O projeto tem por objetivos fazer uma intervenção de tratamento sistemático destas coleções, que inclui a sua organização, descrição, reacondicionamento e difusão. Após algumas ações prévias de diagnóstico e de definição de metodologias, o projeto teve efetivo início em setembro de 2020, com apoio de dois colaboradores ao abrigo do Programa de Ocupação de Jovens e com apoio científico de especialistas em cartografia e arquitetura. Numa primeira fase, o projeto incide sobretudo sobre a coleção “Antigo Arquivo de Desenhos do Urbanismo”. Foi também criada a coleção “Desenhos Avulsos de Arquitetura e Urbanismo”, já disponível aqui.
O esboço deste projeto foi apresentado publicamente em 2019 no Encontro Nacional de Arquivos Municipais. Ver texto da apresentação.
-
Descrição, digitalização e difusão da série “Atas das reuniões da Câmara Municipal”
A série das atas das reuniões da Câmara é, nos municípios, uma das unidades documentais mais relevantes, seja pelo seu valor administrativo-legal, seja pelo seu valor histórico-cultural. Daí que seja uma das séries mais procuradas e pesquisadas pelos serviços do Município, por munícipes e por cidadãos em geral. O município conserva as atas das reuniões da Câmara desde 1834 até à atualidade (cerca de 1.500 livros). Conserva ainda as seguintes séries relacionadas: Acórdãos da Câmara Municipal (conservam-se 12 livros, datados entre 1795 e 1834) e Atas das sessões da Assembleia Deliberativa (conservam-se 4 livros, datados entre 1914 e 1926).
O projeto tem por objetivo a descrição arquivística, a digitalização e a difusão da série “Atas das reuniões da Câmara Municipal” e das séries relacionadas. Os resultados do projeto vão sendo disponibilizados no Portal de Pesquisa do Arquivo. Consulte-os aqui.
-
Arquivo Virtual de Vila Franca de Xira
O projeto “Arquivo Virtual de Vila Franca de Xira”, lançado em 2020, é um repositório de informação promovido pelo Arquivo Municipal. Recolhe, agrega e divulga referências para informação de arquivo e outras fontes com interesse para a identidade e a história das comunidades e do território de Vila Franca de Xira.
A qualificação deste repositório como “virtual” pretende significar que o mesmo coleciona referências para informação proveniente ou residente noutros locais e não no próprio Arquivo Municipal. Entre outros conteúdos, o repositório referencia: entidades detentoras de arquivos e coleções documentais ou unidades arquivísticas de níveis inferiores; documentação produzida ou acumulada por pessoas coletivas ou singulares do território de Vila Franca de Xira ou que nele exerceram a sua ação; documentação com incidência e interesse para a história local do município; bases de dados; trabalhos de investigação (trabalhos académicos e investigações particulares); transcrições de documentos. Este é um projeto em progresso, aberto a colaborações e contributos.
Acessível aqui.
-
Nas Margens do Tejo: Antologia de textos e documentos sobre Vila Franca de Xira
Projeto de edição de uma antologia que recolhe e transcreve documentos de arquivo, notícias corográficas, relatos de viagens e outros textos alusivos a Vila Franca de Xira e aos seus territórios e comunidades. Os documentos são transcritos e disponibilizados em versão eletrónica (formato pdf) associados aos registos de descrição dos respetivos documentos (quando aplicável) e também agregados num só ficheiro, através do projeto “Arquivo Virtual de Vila Franca de Xira”, ficheiro esse que é progressivamente atualizado.
Acessível aqui.
-
Digitalização de fontes locais sobre a Guerra Peninsular (1807-1814)
O projeto “Digitalização de fontes locais sobre a Guerra Peninsular (1807-1814)” foi promovido pela Câmara Municipal de Mafra e realizado entre abril de 2011 e dezembro de 2012. Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, disponibilizou online 42.000 imagens de 928 documentos sobre a Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras.
O Município de Vila Franca de Xira foi uma das entidades parceiras, fornecendo conteúdos do Arquivo Municipal que foram digitalizados, descritos e disponibilizados online pelo projeto. Os conteúdos provenientes do Arquivo Municipal de Vila Franca de Xira correspondem a 52 documentos e 4.835 imagens. Estão acessíveis, enquanto coleção, no portal de arquivo da Câmara Municipal de Mafra, e devidamente contextualizados no nosso Portal de Arquivo. Este foi um contributo para a Rota Histórica das Linhas de Torres, da qual o Município de Vila Franca de Xira é membro fundador.
Mais informação sobre o projeto pode ser consultada aqui.
-
Organização do arquivo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Vialonga
Projeto desenvolvido na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vialonga, com responsabilidade científica e apoio técnico do Arquivo Municipal de Vila Franca de Xira. A colaboração do Arquivo ficou definida em acordo firmado entre o Município e a Igreja a 16 de outubro de 2007. O projeto desenvolveu-se em 2007 e 2008.
-
Organização do arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira
Projeto desenvolvido na Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira pelos técnicos do Arquivo Municipal, no seguimento de uma deliberação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em reunião de 27 de dezembro de 2000. O projeto desenvolveu-se em 2000 e 2001.
Além da organização do Arquivo, foram produzidos um quadro de classificação e um inventário.
-
Incorporação e organização do Arquivo da Casa do Povo de Vila Franca de Xira
Por escritura de 15 de setembro de 1998, a Casa do Povo de Vila Franca de Xira doou o seu edifício-sede e bens móveis ao Município de Vila Franca de Xira, mantendo-se deles usufrutuária até à sua extinção. No quadro desta colaboração o fundo de arquivo da Casa do Povo foi posteriormente incorporado no Arquivo Municipal. Após a incorporação o fundo foi objeto de uma primeira intervenção de que resultou o seu reacondicionamento e classificação. O fundo contém documentação datada entre 1945 e 2000 reunida em 48 caixas de arquivo.