- Início
- Viver
- Coesão Social
- Saúde
- População chamada a contribuir em questionário de saúde e estilo de vida
População chamada a contribuir em questionário de saúde e estilo de vida
Estratégia Municipal de Saúde de Vila Franca de Xira
Está em curso, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a construção da Estratégia Municipal de Saúde de Vila Franca de Xira, instrumento de planeamento estratégico.
Trata-se de uma obrigação legal, e que se consubstancia num documento vital de governança local na área da saúde, nomeadamente no que concerne à gestão dos objetivos, respostas e recursos alocados.
A primeira etapa passa pela construção do “Diagnóstico da Situação de Saúde”, que visa identificar os principais problemas e necessidades em saúde da população de Vila Franca de Xira. A Estratégia pretende alinhar os serviços de saúde existentes no território em proveito da população e de acordo com as suas reais necessidades.
O processo implica um trabalho em rede entre várias entidades com responsabilidades na matéria, mas também da participação ativa de todos os Munícipes, nomeadamente através do seu contributo para o “Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida”, participando num questionário, que servirá de base à construção do documento estratégico. Dirigido à população e sendo de participação voluntária, a colaboração dos munícipes (maiores de 18 anos de idade e residentes no Concelho) é essencial. As respostas são confidenciais, cumprem a legislação aplicável em matéria de proteção de dados e demoram cerca de cinco minutos a finalizar, estando acessível, até 10 de janeiro, aqui.
A promotora do projeto é a Autarquia, com a parceria da Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo, estando o questionário, o acesso aos dados e respetiva análise a cargo de uma entidade especializada na matéria (Beyond Data), que assume a coordenação científica dos trabalhos.
O Executivo Municipal avança para este projeto com especial entusiasmo, encarando-o como uma janela de oportunidade para democratizar o acesso a um direito fundamental, promotor de coesão e justiça social, a par de contribuir para a melhoria do serviço a prestar às populações.