- Início
- Viver
- Coesão Social
- Saúde
- Diabetes em Movimento
- Solvay investe numa plataforma industrial forte
Solvay investe numa plataforma industrial forte
Largo conjunto de investimentos da Solvay Portugal visam otimizar as actividades de produtos peroxidados desenvolvidas na fábrica da Póvoa de Santa Iria.
Descrição
Nos dois últimos anos, a Solvay Portugal efectuou um largo conjunto de investimentos, que visaram optimizar as actividades de produtos peroxidados desenvolvidas na fábrica de Póvoa de Santa Iria e, assim, melhorar a sua competitividade a longo prazo.
Um exemplo concreto, entre outros, do esforço de reconfiguração e modernização das unidades fabris está bem reflectido numa nova instalação de compressão e armazenamento de hidrogénio.
Esta substância, resultante do processo de electrólise de salmoura, passou a ter uma dupla função: primeira e essencial, alimentar a produção do peróxido de hidrogénio (vulgarmente conhecido por água oxigenada), um produto amigo do ambiente, de que a Solvay é líder mundial e único fabricante nacional; depois, substituir o gás natural como combustível na geração de vapor.
Com efeito, desde o ano passado, as caldeiras de produção de vapor na fábrica passaram a ser alimentadas também pelo hidrogénio excedentário do processo, o que constitui uma solução inovadora de recuperação de um subproduto e reforça as melhores práticas de eficiência energética adoptadas pela Solvay.
A substituição do gás (recurso importado) pelo hidrogénio, uma boa prática inscrita no conceito de economia circular, tem sido crescente ao longo dos meses, tendo a média de utilização em 2016 alcançado já uma taxa de 54%.
“Já utilizávamos uma fonte de energia limpa nas caldeiras, mas agora reduzimos ainda mais as emissões associadas à geração de vapor, dado que a queima do hidrogénio produz essencialmente vapor de água”, comenta Arlindo de Carvalho, director de Produção e responsável pela Gestão Energética da Fábrica. Por outro lado, acentua o mesmo gestor, “esta solução reforça o nosso objectivo central de competitividade face aos concorrentes externos, que beneficiam de custos energéticos mais baixos, para nos posicionarmos como parceiro indispensável às indústrias nacionais que utilizam os nossos produtos”.
Mais informação...
Notícias relacionadas
-
2.ª fase da requalificação da Av.Infante D.Pedro (Alverca) em agosto
2.ª fase da requalificação da Av.Infante D.Pedro (Alverca) em agosto
22 Jul 2021 -
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira repudia o encerramento de mais três agências bancárias na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira repudia o encerramento de mais ...
03 Ago 2021