- Início
- Viver
- Coesão Social
- Saúde
- Plano de Saúde e Bem-Estar 2020/2022
- Caminhada e aula de ginástica para promover a saúde cardiovascular
Caminhada e aula de ginástica para promover a saúde cardiovascular
O Dia Mundial do Coração vai ser assinalado, no dia 29 de setembro, pelas 9h30 com um conjunto de atividades comemorativas da efeméride, a realizar na Praça Afonso de Albuquerque (Largo da Câmara), em Vila Franca de Xira.
Uma mini-caminhada e uma mega-aula de ginástica são os grandes destaques para esta manhã, numa organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a realizar no âmbito dos objetivos da promoção da literacia para a saúde, enquanto fator decisivo na prevenção das doenças cardiovasculares (doenças do coração e dos vasos sanguíneos).
Os participantes vão fazer uma sessão de exercícios de aquecimento antes mesmo de começarem o seu périplo por várias ruas de Vila Franca de Xira, passando pelo Parque Urbano Luis César Pereira e culminando na icónica Praça do Município, representativa da sede de Concelho. A sessão inspira-se no conceito «Walk With a Doc» («Caminhar com um médico»), uma iniciativa mundial que organiza de caminhadas, acompanhadas por um médico, que transmite conselhos úteis sobre a prevenção e os cuidados adequados para a manutenção de uma boa condição de saúde. Em Vila Franca de Xira, a sensibilização para os benefícios do exercício físico na prevenção de doenças cardiovasculares será assegurada por profissionais de saúde da Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Franca de Xira, do Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo.
A mega-aula de ginástica encerra a manhã dedicada ao Dia Mundial do Coração, sendo que estas ações estão integradas no Plano Municipal de Saúde e Bem-Estar de Vila Franca de Xira, nomeadamente no Projeto Tertúlias à Saúde. Pretende-se alertar para os dados que continuam a apresentar as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte em Portugal e no Mundo e informar que a solução passa pela prevenção, pela adoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente através da erradicação dos comportamentos de risco associados, tais como como o uso de tabaco, as dietas não saudáveis e o excesso de peso, a falta de atividade física e o uso nocivo do álcool.
A participação é livre e está aberta a todos os munícipes (não carece de inscrição prévia). Aceite o desafio: Cuide de si e da sua saúde!