- Início
- Viver
- Coesão Social
- Saúde
- Plano de Saúde e Bem-Estar 2020/2022
- Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresenta o seu Plano Municipal de Saúde e Bem Estar
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresenta o seu Plano Municipal de Saúde e Bem Estar
A apresentação pública do Plano Municipal de Saúde e Bem-Estar de Vila Franca de Xira para o período 2020/2022, assim como o Plano de Ação referente a 2020/2021 aconteceu no dia 19 de novembro, pelas 15h30, numa sessão online, transmitida em direto, através do canal do Youtube do Município, dadas as circunstâncias a que a pandemia obriga.
Esta iniciativa decorre das Opções do Plano da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Projeto “Vila Franca de Xira, Compromisso Cidade Saudável”, resultante da adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O objetivo do Plano Municipal é divulgar as iniciativas no concelho que adotam comportamentos saudáveis através da promoção da saúde e qualidade de vida das populações.
Enquadrado nas opções estratégicas do Plano Nacional de Saúde, este Plano contribuirá, concertadamente, para o cumprimento das metas nacionais, tendo em conta as suas necessidades reais e locais.
Para tal, ao nível local, o Plano visa maximizar os ganhos em saúde com estratégias focadas na cidadania, afetos e saúde sustentável, através de uma articulação com os parceiros da sociedade para diminuição da mortalidade e morbilidade por doença mental, cancro, diabetes ou aparelho circulatório.
As principais linhas de ação do Plano, a decorrer até 2022, assentam em várias iniciativas como campanhas, palestras e workshops com vista a estilos de vida saudáveis, como alimentação e atividade física - “Tertúlias à Saúde”, Dia Mundial da Atividade Física, da Saúde, do Coração, da Alimentação, Diabetes e da Saúde Mental que vai ter com formação específica nas IPSS. Outras iniciativas, destinadas a uma camada mais jovem da população são o “Fumar Fica-te a Matar”, de prevenção ao tabagismo, “Os Copos Quem Decide És Tu”, de prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas, “Eu e os Outros” de prevenção de consumo de substâncias psico-ativas e o “Elucida-te” de prevenção de comportamentos sexuais de risco. Ainda estão previstas ações na Semana Europeia de Vacinação, de promoção ao envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente através do projeto “Conversas Sem Idade”, capacitação de doentes e cuidadores informais na gestão de doenças crónicas.
No âmbito da literacia em saúde haverá campanhas como “Dar Vida aos Anos”, “Hidrate-se beba água da torneira” e ações que incitem à prática de atividade física como o “Xira Ativa – Dar + vida aos Anos”, “Férias Desportivas”, “Parado é Que Não” e “Coração Saudável” com iniciativas ligadas à natação e hidroginástica, marcha e corrida, e os encontros desportivos concelhios.
Na área da saúde local são, ainda, documentos estratégicos a Carta de Equipamentos de Saúde e a Carta de Equipamentos Sociais.
A Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Sofia Theriaga, felicitou o Plano Municipal de Saúde e Bem-Estar, que classificou “de extrema qualidade” e que nasceu “de um perfil Municipal de Saúde feito para detetar os problemas e necessidades dos utentes de Vila Franca de Xira através de um trabalho sério e profundo feito por vós”.
O vice-presidente do município, António Oliveira, descreve que o Plano teve por base o perfil municipal de saúde que permitiu recolher informação mais pormenorizada sobre a população, a que se seguem respostas públicas para os problemas de saúde dos vila-franquenses em articulação “com todas as forças vivas da comunidade”. A melhoria dos equipamentos desportivos que estimulam a adoção de estilos de vida saudáveis, envolvendo o indivíduo enquanto promotor da sua própria qualidade de vida, é, agora, uma das prioridades deste Plano Municipal de Saúde e Bem Estar que pode consultar aqui.
O Plano foi elaborado e aprovado pelo Município de Vila Franca de Xira, em parceria com o ACES Estuário do Tejo e o Hospital Vila Franca de Xira e pretende ser um instrumento concelhio dinâmico de planeamento estratégico que visa maximizar os ganhos em saúde no nosso Concelho, através da integração de esforços partilhados entre as várias entidades parceiras.