- Início
- Viver
- Coesão Social
- Rede Social
- Apresentação do Diagnóstico Social do Concelho e do Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira
Apresentação do Diagnóstico Social do Concelho e do Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu, no dia 26 de fevereiro, pelas 9h, na Fábrica das Palavras o Encontro da Rede Social de Vila Franca de Xira, ocasião onde foram apresentados o Diagnóstico Social do Concelho e o Plano de Desenvolvimento Social, documentos estratégicos atualizados pela Rede Social no Concelho de Vila Franca de Xira (RSVFX) em 2016. O evento pretendeu ainda abordar a evolução e importância do Programa da Rede Social face aos novos paradigmas da sociedade atual, tendo contado com a presença da Diretora do Núcleo de Intervenção Distrital de Lisboa do Instituto de Segurança Social, Lucinda Pereira e com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
O líder do executivo municipal referiu que “o Plano de Desenvolvimento Social concelhio (este último com um horizonte temporal coincidente com a Estratégia de Desenvolvimento Europeia|2015-2020) apresenta um conjunto de projetos e ações que serão verdadeiros desafios e que surgem, não só de uma análise do Diagnóstico Social, como também da consulta às entidades que se encontram no terreno. Como terão oportunidade de constatar as ações e projetos apresentados estão, por exemplo a implementação do Atendimento Integrado. Acreditamos que o mesmo dará uma resposta de maior proximidade e mais eficaz às populações. Está também prevista a criação da Rede Territorial de Apoio à Vítima, cujo trabalho de articulação já se encontra no terreno e que estará finalizado até final do ano”.
O Programa da Rede Social assume-se como um fórum de articulação e congregação de esforços que tem por objetivos, combater a pobreza e a exclusão social bem como a promoção da coesão e inclusão sociais das populações e respetivos territórios. Passadas perto de duas décadas da implementação da RSVFX, a qual teve lugar em 1998 enquanto projeto – piloto, é possível afirmar que existe atualmente uma cultura instituída de trabalho colaborativo e em parceria, que tem contribuído para melhorar substancialmente a articulação entre os diferentes parceiros sociais locais.
A evolução da RSVFX trouxe consigo a estabilização e uniformização dos procedimentos de comunicação, de planificação, de implementação e avaliação da intervenção, o que tem garantido uma cada vez melhor gestão dos recursos e, simultaneamente, uma maior eficácia na resposta aos problemas das populações, contribuindo, sem dúvida, para que Vila Franca de Xira seja um concelho mais inclusivo, justo, solidário e coeso.