- Início
- Viver
- Coesão Social
- Projeto "Poder Escolher"
Projeto 'Poder Escolher'
O projeto “Poder Escolher – 2023 a 2024” é um projeto local dirigido a crianças, jovens e famílias residentes no Bairro Municipal de Povos, em Vila Franca de Xira e a alunos (as) do Agrupamento de Escolas Alves Redol.
Assume-se como uma resposta evolutiva ao fenómeno da exclusão social identificado como um dos fatores de risco presentes no território. Pretende assim, promover fatores de proteção junto dos participantes, em sinergia com as entidades locais, através de atividades estruturantes e contentoras, visando o desenvolvimento de competências pessoais e sociais catalisadoras de uma inserção escolar e social de sucesso. Para isso, recorre a metodologias de educação formal e não formal, intervindo de acordo com o princípio da participação individual, que implica envolvimento, acessibilidade e o assumir tanto das tarefas inerentes, como das respetivas responsabilidades. Visa ainda fomentar um contexto educativo participado, tendo em vista a desenvolver as competências parentais e o envolvimento de educadores nos percursos socioeducativos das crianças e jovens, assente numa prática do modelo de parentalidade positiva.
Tendo como referência a Recomendação do Conselho da Europa acerca do acesso de jovens provenientes de contextos vulneráveis aos seus Direitos Sociais e também a Estratégia do Conselho da Europa sobre os Direitos da Criança (2016-2021), procura estimular competências ao nível da educação para os Direitos Humanos e para a cidadania, fomentando a aproximação das crianças e de jovens aos mecanismos de participação democrática e da dinamização comunitária, numa lógica de responsabilização e consciencialização dos seus direitos e deveres, com vista ao exercício de uma cidadania ativa.
Assumindo a importância da aprendizagem socioemocional para a diminuição de comportamentos antissociais e agressivos, assim como para a promoção de uma ligação positiva com a escola e para a melhoria do desempenho académico, a intervenção procura desenvolver competências como o autoconhecimento, o autocontrolo, a tomada de decisão responsável, o incremento da consciência social e a promoção de relações interpessoais positivas. Proporcionando às crianças e aos jovens um ambiente seguro e contentor, o objetivo passa também por facilitar o amadurecimento socioemocional e cognitivo, tendo em conta a sua faixa-etária e condição biopsicossocial. Os reflexos desta estratégia projetam-se positivamente no processo ensino-aprendizagem, reforçando-se as competências ao nível do saber ser e do saber estar.
O projeto “Poder Escolher – 2023 a 2024” executa a sua intervenção no âmbito do Contrato Local de Segurança do Município de Vila Franca de Xira, uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que coloca em prática a cooperação institucional entre a Administração Central e a Autarquia, numa interação próxima com a comunidade, reduzindo-se desta forma as vulnerabilidades sociais, prevenindo-se a delinquência juvenil e eliminando-se fatores criminógenos, com vista à redução das taxas associadas ao fenómeno e identificadas na área de intervenção.
A implementação resulta de uma parceria entre a Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (APSDC), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Área Governativa da Administração Interna, num investimento total de cerca de 92 mil euros, assegurando o Orçamento Municipal a verba de 39 mil euros.
-
Objetivos
- Objetivo Geral
- Aumentar a incidência de fatores de proteção de exclusão social, como o sucesso escolar, as competências pessoais e sociais e a participação ativa na comunidade junto de crianças e jovens residentes no Bairro Municipal de Povos, tendo em vista a sua inclusão escolar e social, bem como a consciencialização dos seus direitos e deveres para o exercício de uma cidadania ativa.
- Aumentar a incidência de fatores de proteção de exclusão social, como o sucesso escolar, as competências pessoais e sociais e a participação ativa na comunidade junto de crianças e jovens residentes no Bairro Municipal de Povos, tendo em vista a sua inclusão escolar e social, bem como a consciencialização dos seus direitos e deveres para o exercício de uma cidadania ativa.
- Objetivos Específicos
- Envolver, entre março de 2023 e março de 2024, 160 crianças e jovens residentes no Bairro Municipal de Povos e/ou alunos/as do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em atividades que visem a promoção do sucesso escolar e de competências pessoais e sociais através da Educação Não Formal, bem como o envolvimento de 20 Encarregados/as de Educação em atividades de promoção de competências parentais e envolvimento nos percursos socioeducativos dos/as seus/suas educandos/as.
- Envolver, entre março de 2023 e março de 2024, 300 crianças e jovens residentes no Bairro Municipal de Povos e/ou alunos/as do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em atividades que visem o desenvolvimento de hábitos de participação comunitária e exercício da cidadania, promovendo a tolerância e o diálogo intercultural no seu sentido mais lato através do contacto com novos contextos, hábitos e culturas, bem como promover ações de informação e sensibilização que visem um melhor ajustamento psicossocial.
- Objetivo Geral
-
Destinatários
O projeto tem como público-alvo crianças, jovens e famílias residentes no Bairro Municipal de Povos (Vila Franca de Xira) e alunos/as do Agrupamento de Escolas Alves Redol.
-
Atividades
- Objetivo A
- Desenvolvimento Pessoal, Social e Escolar de 1.º, 2.º e 3.º ciclos;
- Acompanhamento Psicológico/Psicopedagógico;
- Animação de Pátio;
- Núcleo de Gestão de Conflitos;
- Programa de Educação para a Gestão de Conflitos;
- Tertúlia de Pais.
- Objetivo B
- Ações de Informação/Sensibilização;
- Visitas/Saídas/Intercâmbios;
- Grupo de Jovens Voluntários;
- Voluntariado Jovem;
- Comemoração de Datas Significativas;
- Assembleia de Crianças/Jovens.
- Objetivo A
-
Indicadores
- Objetivo A
- N.º de crianças/jovens envolvidos/as em atividades de promoção do sucesso escolar e de competências pessoais e sociais;
- N.º de crianças/jovens que transitam de ano letivo que frequentaram pelo menos 12 sessões das atividades promotoras do sucesso escolar;
- Média de níveis escolares negativos das crianças/jovens que frequentaram pelo menos 12 sessões das atividades promotoras do sucesso escolar;
- Percentil atitudinal de valorização escolar;
- Nível médio de competências pessoais e sociais das crianças/jovens que frequentaram pelo menos 80% das sessões;
- N.º de ocorrências registadas ao nível da existência de conflitos;
- N.º de crianças envolvidas em atividades lúdico-pedagógicas em contexto de recreio escolar;
- Avaliações do comportamento em contexto de atividades do projeto;
- N.º de ações de educação parental;
- N.º de Encarregados/as de Educação envolvidos/as em ações de educação parental;
- Percentil de competências parentais.
- Objetivo B
- N.º de crianças/jovens envolvidos/as em atividades de desenvolvimento de hábitos de participação ativa e exercício de cidadania;
- N.º de participantes que desenvolveram competências de cidadania (autoavaliação);
- N.º de campanhas de sensibilização/voluntariado realizadas;
- N.º de horas de trabalho voluntário realizado;
- N.º de visitas/saídas/intercâmbios realizados;
- N.º de participantes das visitas/saídas/intercâmbios;
- N.º de comemorações de datas significativas realizadas;
- N.º de crianças/jovens envolvidos/as em atividades de comemoração de datas significativas;
- N.º de ações de informação/sensibilização realizadas;
- N.º de participantes envolvidos/as em ações de informação/sensibilização;
- N.º de participantes que referem alterações atitudinais face a comportamentos de risco e ajustamento psicossocial.
- Objetivo A
-
Metas
- Objetivo A
- Promover o sucesso escolar de 40 crianças/jovens;
- Desenvolver competências pessoais e sociais em 40 crianças/jovens;
- Diminuir a incidência de conflitos entre crianças/jovens/adultos, registando uma média de 3 ocorrências/semana na EB1 de Povos e na EB Dr. Vasco Moniz;
- Desenvolver competências parentais e promover o envolvimento de 20 Encarregados/as de Educação nos percursos educativos dos/as seus/suas educandos/as.
- Objetivo B
- Desenvolver competências de cidadania e/ou participação cívica em 30 crianças/jovens;
- Proporcionar o contacto com novos contextos, culturas e realidades e/ou com atividades de comemoração de datas significativas junto de 130 crianças/jovens;
- Desenvolver ações de informação/sensibilização que visem um melhor ajustamento psicossocial em 160 crianças/jovens.
- Objetivo A
-
Instrumentos de Avaliação
- Pautas de avaliação escolar;
- Questionário de valorização escolar;
- Questionário de ajustamento social e escolar;
- Registos de presenças nas atividades;
- Avaliações do comportamento em contexto de atividades do projeto;
- Questionários de avaliação de competências pessoais e sociais;
- Questionário de avaliação das atividades por parte dos parceiros;
- Questionário de avaliação das atividades por parte dos/as participantes;
- Questionário de satisfação das ações de informação/sensibilização;
- Questionário de competências parentais.
Contactos
Centro Comunitário de Povos
R. José Van Zeller Pereira Palha, n.º 5 | 2600 - 260 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 271 812
Telemóvel: 962 002 282
E-mail: poderescolher.clsvfx@gmail.com
Facebook |Instagram
Notícias