- Início
- Viver
- Coesão Social
- Projeto "ART FOR ALL – Inclusão pela Arte"
- Município assinala Dia Mundial dos Afetos com programa de pedagógico e de cidadania
Município assinala Dia Mundial dos Afetos com programa de pedagógico e de cidadania
Crianças e jovens constroem skates com plástico reciclado e experimentam a modalidade
Um conjunto de crianças e jovens, moradores no Bairro Municipal da Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, participaram num programa comemorativo do do Dia Mundial dos Afetos (11 de fevereiro) que incluiu uma sessão de transformação de embalagens plásticas em skates.
A iniciativa esteve integrada no projeto Municipal “Art For All – Inclusão pela Arte”, decorreu no Skate Park da Torre (Cascais), tendo a dinamização do workshop estado a cargo da Associação Juvenil Movimento Claro através do seu projeto “Torre Plstik”. Esta organização recolhe e reutiliza embalagens plásticas para produzir pranchas recicladas, que devolve à comunidade para promover a atividade física e sensibilizar para o problema do descarte incorreto do material plástico. O grupo teve ainda a oportunidade de dar os primeiros passos da modalidade, numa aula de skateboard.
Houve ainda tempo para formar um “coração humano” e para a “hora do abraço”, no seguimento do trabalho comunitário que o Município tem vindo a desenvolver com esta comunidade, no âmbito do compromisso da adesão ao movimento Cidade/Município dos Afetos (2019),
As atividades propostas pela iniciativa municipal, para além de terem proporcionado uma experiência de lazer feliz aos participantes, com reforço para o espírito de equipa e entreajuda, permitiram ainda um saudável momento de atividade física. A par da promoção de alternativas circulares e amigas do ambiente, o foco nos afetos pretendeu constitui-los como um mecanismo fundamental do desenvolvimento humano e social, contribuindo para a diminuição dos níveis de violência, contribuído para o incremento da urbanidade, coesão social e tolerância, valores essenciais ao bem-estar e felicidade dos participantes, que terão reflexos positivos na comunidade que integram no dia-a-dia.