- Início
- Viver
- Coesão Social
- Inclusão e Igualdade
- Hospital da Bonecada – 9 e 10 de novembro
Hospital da Bonecada – 9 e 10 de novembro
Crianças têm um fim de semana para fazerem um check-up à saúde dos peluches
O “Hospital da Bonecada” regressa a Vila Franca de Xira para tratar da “saúde” dos melhores amigos das crianças, mas a grande novidade desta edição, é estar a funcionar durante todo o fim de semana: 9 e 10 de novembro. No Pavilhão Multiusos, este evento de cariz lúdico-pedagógico, volta a sensibilizar, junto dos mais pequenos e famílias, para a importância do acompanhamento regular pelos cuidados de saúde primários.
No horário das 10h00 às 19h00, com entrada livre, os peluches vão ter a oportunidade de fazerem um check-up completo de saúde ou, caso estejam doentes, serem atendidos de forma especializada. Acompanhados pelos petizes, dos 3 aos 10 anos de idade, a bonecada poderá ser avaliada por um conjunto alargado de respostas na área da saúde (cirurgia, dentista, nutrição, fisioterapia, oftalmologia e muito mais). Neste jogo de representação pretende-se que as crianças se familiarizem com os procedimentos realizados junto de cada um dos muitos espaços de saúde e diagnóstico, de forma que, em momentos que precisem de assistência médica, a situação não gere ansiedade nem medos.
Este peculiar hospital conta, para além deste circuito mais dedicado à saúde, com a presença mascote do Hospital da Bonecada, o “Tinoni” e outras mascotes muito coloridas e divertidas, que criam um ambiente de animação especial. Estão ainda previstos ateliers pedagógicos, modelagem de balões e as muito solicitadas pinturas faciais. Uma piscina de balões será outro foco muito colorido e apetecível. Nesta edição há ainda espaço de vídeo booth, uma experiência divertida que permite levar uma recordação muito especial da presente edição do Hospital da Bonecada.
O evento resulta de uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através de um projeto da responsabilidade da Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AENMS), em parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo. O circuito lúdico-pedagógico relacionado com os cuidados de saúde, atendimento e diagnóstico aos bonecos é assegurado por estudantes da área da saúde (AENMS; Escolas Superiores de Saúde do Alcoitão e da Cruz Vermelha, Egas Moniz School of Health and Science; Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA; o Núcleo de Ciências da Nutrição; a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - ISTESEL a Universidade Lusófona de Lisboa).
O boneco preferido dos mais pequeninos tem um “dói-dói”? Ao Hospital da Bonecada deve ir e, num instante, ficará a sorrir! A não perder!