-
Início
-
Viver
-
Coesão Social
-
Habitação Social
- Mais sete famílias recebem casa atribuída pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Mais sete famílias recebem casa atribuída pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira




São as primeiras identificadas na Estratégia Local de Habitação
Localizadas em Povos (Vila Franca de Xira), Alhandra, Sobralinho (Alverca) e na Póvoa de Santa Iria, as sete frações habitacionais, em regime de arrendamento apoiado, foram entregues, na cerimónia que decorreu esta segunda-feira, 27 de janeiro, a um casal, três mães com filho/a(s) e três pessoas isoladas.
São os primeiros sete da lista de 161 agregados familiares identificados na Estratégia Local de Habitação a residirem em condição indigna e situação de carência financeira.
A reabilitação das sete frações resulta de duas candidaturas submetidas ao abrigo do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com um custo total de cerca de 400 mil euros, comparticipado a 100% pelo investimento RE‐C02‐i01 - PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO À HABITAÇÃO do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Depois da entrega das chaves, no Salão Nobre os Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, afirmou que este é “um momento de nova oportunidade”, lembrando que “há deveres e direitos” para os novos inquilinos. Sublinhou também o investimento feito na “reabilitação de frações devolutas em bairros municipais, como é o caso, e o investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na reabilitação de edifícios para acelerar o processo dos concursos de habitação”.
Foram aprovadas e celebrados os respetivos contratos de comparticipação de 11 candidaturas a financiamento do programa de apoio público à promoção de soluções habitacionais 1º Direito/PRR, e estão outras 11 em análise pelo IHRU, I.P.
Desde 2021 foram atribuídas 67 habitações municipais, em dois Concursos de Habitação e estas sete frações no âmbito do ELH/Programa 1º Direito.