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- Alterações à linha do Norte da CP no Concelho de Vila Franca de Xira | Contributos
Alterações à linha do Norte da CP no Concelho de Vila Franca de Xira | Contributos
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ID31206 - 2023/06/01 19:13
Parece-me inevitável a realização da obra nos parâmetros avançados pela IP, contudo, vejo uma oportunidade para harmonizar interesses:
- o terminal da Bobadela continua sem sucessor s um acesso ferroviário ao nó da A10 com a A13 a sul de Benavente poderia resolver essa questão
- esse acesso poderia ser construído no km 0,0 do Ramal da CIMPOR em Alhandra num projeto que incluísse desocupar parte da frente ribeirinha onde está o parque industrial
- A ponte sobre o Tejo na saída de Alhandra poderia ter um acesso ciclopedonal
- Nos 2-3 km entre a nova ponte e a ponte Marechal Carmona na margem esquerda do Tejo poder-se-ia construir um passeio ribeirinho, incluindo uma rampa ciclopedonal de acesso à ponte Marechal Carmona
- Esta nova linha poderia numa fase seguinte entroncar em Marinhais, permitindo desviar grande parte do tráfego ferroviário de mercadorias da Linha do Norte. Também viabilizaria um serviço regional Évora-Vendas Novas-Coruche-Marinhais-Foros de Salvaterra-Benavente-Alverca-Lisboa.
- Traria melhores condições de mobilidade para os concelhos de VFX e Benavente
- Melhoraria o acesso aos espaços verdes no concelho
- Ajudaria a ordenar a dispersão urbana
- Poderia entroncar num acesso ferroviário ao novo aeroporto, caso venha a ser construído na Margem Sul
- Permitiria progressivamente deslocalizar parte da indústria pesada para um novo complexo industrial no concelho de Benavente, conquistando um melhor acesso ao rio
- Colocaria o concelho numa rota privilegiada para o cicloturismo
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ID30903 - 2023/05/31 17:08
Linha do Norte - Modernização do Troço entre Alverca e Castanheira do Ribatejo
31 de Maio de 2023
ASSUNTO : Proposta das Infraestruturas de Portugal para a quadruplicação da Linha Férrea entre Alverca e Castanheira
Exmos senhores
Foi com a maior surpresa que assistimos a apresentação da Proposta das Infraestrutura de Portugal para a duplicação da Linha Férrea entre Alverca e Castanheira.
Desde logo por não vermos na sua apresentação qualquer referência, estudo ou analise que sustente a desistência das opções anteriores para o projeto.
Contrariamente a todas as informações anteriores e apos o estado ter investido recursos na procura de uma solução que levasse a linha de Alta Velocidade por outro percurso que não implicasse penalizar mais a cidade de Vila Franca de Xira , a Infraestruturas de Portugal , como que esquece todo esse trabalho e simplesmente ignora essa solução.
Por outra lado e seguindo a linha do menor esforço não faz qualquer estudo, analise ou ate mesmo reflexão sobre a possibilidade de enterrar parcialmente a linha na zona de Vila Franca de Xira .
Esta ultima solução , tecnicamente viável, ainda que seguramente complexa de implementar, mas plenamente viável , não merece uma referencia da Infraestruturas de Portugal.
Pelo contrario , e mais uma vez na linha do menor esforço, a Infraestruturas de Portugal vem apresentar uma proposta que não só acaba totalmente com a ligação de Vila Franca de Xira ao Rio Tejo, como implica a demolição de parte do seu centro e ainda por cima vem inviabilizar a realização de esperas tauromáquicas em algumas das ruas de Vila Franca sobretudo na praça 5 de Outubro na zona frontal a Praça de Toiros. As Infraestruturas de Portugal nem tão pouco se deram ao trabalho de analisar que ruas e locais estão ligados a própria imagem e tradições da cidade.
O que foi dito para justificar a proposta e completamente absurdo e tecnicamente errado.
Aqui a proposta apresentada pela Infraestruturas de Portugal é surrealista. Criar uma estrutura com impacto imenso na entrada da cidade para atravessar a linha ,apenas para ser usado por pessoas a pé e por “ carrinhos de golfe”. Inacreditável.
Como exemplo de solução caso a linha não venha a ser enterrada , anexo planta síntese de um possível projecto de túnel para a ligação ao lado do Rio na Praça 5 de Outubro que continua a permitir o uso da praça em esperas de toiros e que ainda pode vir a permitir a criação nessa praça de parque de estacionamento subterrâneo.
O estudo que anexo foi realizado pelo gabinete de arquitectura do arquitecto Miguel Arruda , a quem pedi autorização para apresentar nesta plataforma , no âmbito de estudo por mim pedido para analise de viabilidade do desenvolvimento do projeto da Fabrica de Arroz .
O impacto para a cidade do atravessamento, como proposto de linha de Alta Velocidade, com as construções ao nível de segurança e de ruido que tal construção impõe vai acabar definitivamente com a cidade pois ninguém var querer viver, ou ter o seu negocio na sua proximidade.
Para alem de todos estes factos a proposta da Infraestruturas de Portugal vai arrasar com o Jardim Municipal e acabar com o Cais Fluvial , dois dos poucos valores identitários que ainda restam a Vila Franca de Xira .
Por tudo isto sinceramente não vejo como tal proposta pode ser levada em frente e ficaria totalmente incrédulo se um Estudo de Impacto Ambiental viesse a viabilizar tal “ideia”
Por forma a que o atraso na decisão não venha a ser factor de pressão para a viabilização desta Proposta deve de imediato serem analisadas , estudadas tecnicamente e apresentadas as 2 alternativas ( desvio da linha ou enterrar parcialmente a Linha )
Atentamente
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ID30883 - 2023/05/30 09:51
Bom dia,
O alargamento da linha, pelo que descrevem é muito importante para o desenvolvimento da linha férrea. De toda a maneira, como está projetado vai destruir Vila Franca de Xira e Alhandra.
Levantam-se questões:
- Diminuição da qualidade de vida - mais tráfego, mais confusão;
- Contaminação dos recursos hídricos com metais pesados;
- Aumento dos níveis de ruído - não só na cidade como para a fauna da Lezíria e estuário do Tejo;
- Maior risco de atropelamentos
- Radiações electromagnéticas
- Desvalorização da propriedade - retirada de boa parte do jardim Constantino Palha, edificios históricos e cais;
Se a ideia é colocar combois de alta velocidade poderão utilizar as muitas horas mortas disponiveis.
A solução em tunel seria a melhor opção, devemos lutar por essa questão acima de tudo - demore o tempo que demorar:
- redução da sinistralidade
- proximidade ao rio
- maior conforto na tomada e largada de passageiros
- manter a estação no centro da cidade, onde faz sentido
Desejo que esse projeto, da maneira como está desenhado, nunca avance, pois vai ser péssimo para os vilafranquenses e alhandrenses.
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ID30851 - 2023/05/29 23:11
O comboio de AV deveria de usar uma via superior, entenda-se como a superfície ponte como está a ser feito na linha da beira alta
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ID30848 - 2023/05/29 21:52
Exmos senhores
Foi com a maior surpresa que assistimos a apresentação das” ideias “ da Infraestrutura de Portugal para a duplicação da Linha Férrea entre Alverca e Castanheira.
A Prismavertice Construções e Remodelações Lda com o NIF 510146376 da qual sou gerente , é proprietária do terrenos denominados “ Esteiro do Nogueira” situados na frente Ribeirinha do Tejo a Norte do Pavilhão Gimnodesportivo da União Vilafranquense, para onde a Infraestruturas de Portugal propõem um grande Parque de Estacionamento a céu aberto.
Sem entrar em considerações sobre a opção proposta pelas Infraestruturas de Portugal para a quadruplicação da Linha no troço Alverca , Castanheira , mas analisando apenas a proposta da Infraestruturas de Portugal para o local propriedade da Prismavertice , os nossos comentários são os seguintes :
1º As Infraestrturas de Portugal não se deram ao trabalho de analisar se na zona a Norte da Estação proposta existiam outros terrenos , ate propriedade do Estado ( que existem )no qual pudesse ser desenvolvido estacionamento. Optou pela lei do menor esforço e usar o terreno privado que lhe parecia mais fácil
2º A concessão de um parque de estacionamento como proposto , não esta seguramente de acordo com as regras de boas pratica actuais , nas quais para conforto e segurança dos utentes do comboio , que provavelmente se deslocaram de manhã e ao final do dia para e da estação para as suas casas, pois ,deixar o carro todo o dia de trabalho num parque exposto ao sol e a chuva, que pode estar a distancia de mais de 500 metros da estação em vez por exemplo de um parque coberto em que se possa por viaduto coberto ir diretamente do estacionamento para a estação . Ou seja a ser efectuado parque de estacionamento nesta zona , que o mesmo seja feito próximo da estação em silo auto com acesso direto a estação.
Esta é a nossa sugestão se esta solução agora apresentada for efetivamente a solução a desenvolver.
3º A solução proposta pela Infraestruturas de Portugal inviabiliza a construção de habitação no único terreno de frente de Rio em Vila Franca de Xira onde tal é possível a luz da actual legislação e para o qual ao longo de vários anos se tem estado a desenvolver um Projecto onde se procurar compatibilizar a atração de residentes , sobretudo jovens para viverem perto do Rio e ao mesmo tempo aumentar o Jardim Municipal para Norte envolvendo a frente ribeirinha , dando de uma vez por todas dignidade a zona dos Avieiros .
Inviabilizaria também a unidade Turística incluída no Pedido de Informação Prévio desenvolvido para o local , o qual pretende ser um polo de desenvolvimento Turístico de ligação ao Rio Tejo
O Pedido de Informação Prévio indicado , foi completado com estudos de Incidências Ambientais, Hidrológicos, Hidrográficos e de trafego que confirmaram a sua viabilidade.
Este Projecto em fase final de apreciação , não pode por circunstancia alguma ser protelado ou inviabilizado pela proposta agora apresentada pela Infraestruturas de Portugal, pois ate ao momento da sua entrega nenhum instrumento de ordenamento do território restringe a sua aprovação, ou condiciona relativamente a proposta agora apresentada.
4º A criação de um parque de estacionamento a céu aberto nesta zona da cidade, sem qualquer habitação em redor vira contribuir para que o local , sobretudo durante a noite se tornar-se um local ermo, inseguro e de atração de criminalidade, contribuindo desta forma para afastar ainda mais a população da frente de Rio
Como conclusão e ainda que radicalmente contra a solução global apresentada pela Infraestrutura de Portugal para a quadruplicação da linha férrea entre Alverca e a Castanheira e caso a Infraestruturas de Portugal não encontre outra solução para o estacionamento anexo a nova Estação de Vila Franca de Xira , a Prismavertice esta disponível para estudar com a Infraestruturas de Portugal e a Camara Municipal uma solução que possa compatibilizar o seu Projecto com uma futuro parque de estacionamento com vários pisos e ligação directa a estação ,na zona sul do seu terreno , reorganizando o trafego nesse local
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ID30847 - 2023/05/29 19:51
Sou Eng. Civil e estou reformado da CP desde 2020. Desde 1991 estive sempre ligado à área de infraestruturas e às estações. Tive a meu cargo durante anos as estações da área da Grande Lisboa - Linhas de Azambuja, Sintra, Cascais e Sado. Sinto o dever de dar o meu contributo para esta participação pública, na qualidade de munícipe de Vila Franca de Xira e de ex engenheiro ferroviário. Envio o ficheiro em anexo com o meu contributo e estou disponível qualquer questão em que possa ser útil.
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ID30847 - 2023/05/29 19:51
Exmos senhores
Foi com a maior surpresa que assistimos a apresentação das” ideias “ da Infraestrutura de Portugal para a duplicação da Linha Férrea entre Alverca e Castanheira.
A Prismavertice Construções e Remodelações Lda com o NIF 510146376 da qual sou gerente , é proprietária do terrenos denominados “ Esteiro do Nogueira” situados na frente Ribeirinha do Tejo a Norte do Pavilhão Gimnodesportivo da União Vilafranquense, para onde a Infraestruturas de Portugal propõem um grande Parque de Estacionamento a céu aberto.
Sem entrar em considerações sobre a opção proposta pelas Infraestruturas de Portugal para a quadruplicação da Linha no troço Alverca , Castanheira , mas analisando apenas a proposta da Infraestruturas de Portugal para o local propriedade da Prismavertice , os nossos comentários são os seguintes :
1º As Infraestrturas de Portugal não se deram ao trabalho de analisar se na zona a Norte da Estação proposta existiam outros terrenos , ate propriedade do Estado ( que existem )no qual pudesse ser desenvolvido estacionamento. Optou pela lei do menor esforço e usar o terreno privado que lhe parecia mais fácil
2º A concessão de um parque de estacionamento como proposto , não esta seguramente de acordo com as regras de boas pratica actuais , nas quais para conforto e segurança dos utentes do comboio , que provavelmente se deslocaram de manhã e ao final do dia para e da estação para as suas casas, pois ,deixar o carro todo o dia de trabalho num parque exposto ao sol e a chuva, que pode estar a distancia de mais de 500 metros da estação em vez por exemplo de um parque coberto em que se possa por viaduto coberto ir diretamente do estacionamento para a estação . Ou seja a ser efectuado parque de estacionamento nesta zona , que o mesmo seja feito próximo da estação em silo auto com acesso direto a estação.
Esta é a nossa sugestão se esta solução agora apresentada for efetivamente a solução a desenvolver.
3º A solução proposta pela Infraestruturas de Portugal inviabiliza a construção de habitação no único terreno de frente de Rio em Vila Franca de Xira onde tal é possível a luz da actual legislação e para o qual ao longo de vários anos se tem estado a desenvolver um Projecto onde se procurar compatibilizar a atração de residentes , sobretudo jovens para viverem perto do Rio e ao mesmo tempo aumentar o Jardim Municipal para Norte envolvendo a frente ribeirinha , dando de uma vez por todas dignidade a zona dos Avieiros .
Inviabilizaria também a unidade Turística incluída no Pedido de Informação Prévio desenvolvido para o local , o qual pretende ser um polo de desenvolvimento Turístico de ligação ao Rio Tejo
O Pedido de Informação Prévio indicado , foi completado com estudos de Incidências Ambientais, Hidrológicos, Hidrográficos e de trafego que confirmaram a sua viabilidade.
Este Projecto em fase final de apreciação , não pode por circunstancia alguma ser protelado ou inviabilizado pela proposta agora apresentada pela Infraestruturas de Portugal, pois ate ao momento da sua entrega nenhum instrumento de ordenamento do território restringe a sua aprovação, ou condiciona relativamente a proposta agora apresentada.
4º A criação de um parque de estacionamento a céu aberto nesta zona da cidade, sem qualquer habitação em redor vira contribuir para que o local , sobretudo durante a noite se tornar-se um local ermo, inseguro e de atração de criminalidade, contribuindo desta forma para afastar ainda mais a população da frente de Rio
Como conclusão e ainda que radicalmente contra a solução global apresentada pela Infraestrutura de Portugal para a quadruplicação da linha férrea entre Alverca e a Castanheira e caso a Infraestruturas de Portugal não encontre outra solução para o estacionamento anexo a nova Estação de Vila Franca de Xira , a Prismavertice esta disponível para estudar com a Infraestruturas de Portugal e a Camara Municipal uma solução que possa compatibilizar o seu Projecto com uma futuro parque de estacionamento com vários pisos e ligação directa a estação ,na zona sul do seu terreno , reorganizando o trafego nesse local
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ID30276 - 2023/05/20 21:07
Concordo com o alargamento.
Vamos lá acrescentar valor.
Façam parceria com universidade se desporto e revitalizen a marinha c/ pólo de desportos náuticos. Tb da pra construir prédios. Esta lá tudo. Depois vila franca centro. Vamos lá dar boost. Estacionamento. Vamos lá...assim mais p alargamento da linha férrea fa me sentido. O contrário é avulso. Abraço
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ID30215 - 2023/05/17 18:11
atural e residente em Vila Franca de Xira, interessado nos temas da minha cidade e sem conhecimentos técnicos que permitam garantir a viabilidade da minha sugestão, venho propor que seja analisada uma solução de construção de uma passagem subterrânea pedonal/ciclável para acesso ao Jardim Constantino Palha a partir da Rua da Praia (junto à Ginjinha).
Este tipo de passagens subterrâneas existe ao longo da linha de Cascais entre o Cais do Sodré e Cascais, permitindo uma grande acessibilidade aos peões e ciclistas ao rio e às praias, sem a barreira psicológica que é utilizar escadas ou elevadores para transpor a linha férrea.
Outra localização possível para esta passagem subterrânea seria entre a atual e a futura estação, onde hoje se localiza a passagem aérea.
Em anexo, coloco uma imagem da localização proposta.
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ID30164 - 2023/05/17 08:27
Julgo que a melhor solução de melhoramento das acessibilidades ferroviárias para o Concelho de Vila Franca de Xira (Concelho VFX) será fazer divergir a linha de alta velocidade no Carregado (ou outro local mais apropriado) para a margem sul do rio Tejo.
O alargamento para quatro vias em todo o Concelho VFX ocasiona um impacto negativo muito grande em muitos os níveis: arquitectónico, ambiental, de mobilidade em diversos pontos do percurso, etc. O custo/benefício das quatro vias no Concelho VFX, não compensa o impacto negativo que esta solução terá.
O melhoramento do serviço ferroviário no Concelho VFX, que também é mencionado no estudo, com a aproximação a uma oferta tipo Metropolitano, pode ser resolvida com a utilização de composições maiores, aliás já hoje essa oferta deveria estar em prática, sobretudo nas horas de ponta onde as composições recorrentemente andam apinhadas, com a agravante de inúmeras vezes serem utilizadas carruagens de um só piso.
A divergência da linha a norte de Vila Franca de Xira não implica que não se melhore o interface rodo-ferroviário dentro da cidade, já que o que hoje existe não oferece operacionalidade ao aumento da oferta rodoviária e é desconfortável para os utentes, já que não tem locais para os utentes aguardarem pelo embarque.
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ID30132 - 2023/05/16 16:12
Ora viva, Exmos.
Venho por este meio expor a minha opinião sobre a modernização da linha do norte apresentado pela IP.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer à CMVFX por dar voz aos seus munícipes.
Serei muito sucinto na minha opinião.
Creio que a remodelação do Largo 5 de outubro é um enorme erro, destruirá todo o envolvimento da cidade, sem falar em termos paisagísticos. Para solução a passagem de viaturas prevista poderia ser construída na parte norte de Vila Franca, junto à Ponte Marechal Carmona.
Qual a ligação da cidade ao Tejo? É para cortar ligações?
Quais as contrapartidas que Vila Franca de Xira obtém com o investimento destas infraestruturas (sem contar com a questão de haver mais horários ou mais comboios)?
Creio que há obras e localizações na cidade que podem ser melhoradas como contrapartidas: - Norte de Vila franca após a Ponte; - Centro comercial de Vila Franca; - Antiga Marinha, Quinta das Torres.
Irei aprofundar o conhecimento sobre este tema.
E voltarei a questionar.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos,
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ID30126 - 2023/05/16 15:10
Uma grande transformação e mudança vamos receber na nossa cidade de Vila Franca de Xira, a qual podemos aproveitar para melhorar, valorizar e criar valências para a nossa cidade e munícipes.
Neste sentido, gostaria de deixar 1 sugestão, que contribui para minimizar os impactos da ampliação da linha férrea, porque vai facilitar o acesso ao Jardim Constantino Palha.
Sugestão: criar no largo da estação de comboios um túnel para acesso pedonal direto ao Jardim, sem escadas/degraus, o iria facilitar a passagem entre a Cidade e o Jardim de pessoas com mobilidade reduzida, de pessoas com bicicletas que querem aceder ao Jardim, sem os constrangimentos que atualmente existem com a passagem superior pedonal sobre a linha férrea, onde os elevadores estão constantemente a avariar.
Em Cascais temos um bom exemplo deste tipo de infraestruturas, com a existência de vários túneis que atravessam a Avenida Marginal e a Linha do Comboio, para dar acesso às praias e ao caminho pedonal. Poderíamos apostar mais neste tipo de acessos, ao invés de se criarem várias pontes aéreas para ligar a cidade ao rio, que têm um maior custo de manutenção a longo prazo e têm um impacto visual muito grande.
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ID30119 - 2023/05/16 13:55
Não concordo. Irem retirar o nosso jardim onde podemos conviver e passear junto ao nosso Rio Tejo.
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ID30118 - 2023/05/16 13:35
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30116 - 2023/05/16 13:33
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30115 - 2023/05/16 13:32
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30113 - 2023/05/16 13:30
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30112 - 2023/05/16 13:28
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30111 - 2023/05/16 13:27
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.
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ID30110 - 2023/05/16 13:26
Não está correto irem nos tirar o espaço que temos em Vila Franca de Xira.
Para além de mais é onde fazemos as nossas largadas de toiros, uma grande tradição essa.
Sou contra! Apenas para pouparem uns 4 a 5 minutos de comboio estão a querer acabar com tudo a que temos direito.