- Início
- Viver
- Serviço Médico-Veterinário Municipal
- Adoção de Animais
- "Tarde Aberta" no Centro de Recolha Oficial recebeu vários participantes
'Tarde Aberta' no Centro de Recolha Oficial recebeu vários participantes
Adoção de animais bem acolhida
O Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais do Concelho promoveu, no sábado, 19 de agosto, uma atividade aberta à comunidade para dar a conhecer as instalações e os animais alojados, proporcionar uma aula de técnicas de obediência canina e incentivar à adoção responsável. Perto de duas dezenas participaram na iniciativa e, na vertente da adoção, cinco cães tiveram a oportunidade de iniciar uma nova etapa da sua vida, junto de famílias que lhes vão dar atenção e um ambiente seguro. Em troca os patudos vão retribuir com boa companhia, melhorando a saúde física e mental de todos, desde as crianças aos mais idosos.
A iniciativa denominada "Tarde Aberta", realizada o âmbito da comemoração do Dia Internacional do Animal Abandonado, permitiu abrir o renovado CRO à população, assim como apresentar as cerca de duas centenas de cães que se encontram naquele serviço Municipal, recolhidos por maus tratos ou por serem errantes ou abandonados.
Numa sociedade em que ainda há muitos animais maltratados, abandonados ou que nascem na rua em situações precárias, sem acesso a alimentação, cuidados veterinários ou ambiente seguro, estando expostos a constantes abusos e perigos, adotar um animal do CRO significa um ato de cidadania, ética, empatia e respeito por outro ser vivo. Estes novos membros da família são conhecidos por serem excelentes companheiros e mostrarem a sua gratidão àqueles que os acolheram, num ambiente seguro e confortável.
O CRO promove vários eventos deste género ao longo do ano, mas ao sábado, no horário das 14h00 às 16h30, não é necessário agendamento, qualquer pessoa que queira um patudo pode aparecer e fazê-lo feliz! Apenas precisa refletir se reúne as condições para a sua manutenção, seja em casa (espaço), seja em termos de disponibilidade para o acompanhar no resto da sua jornada (condições económicas e tempo livre) e fazer-se acompanhar do seu documento de identificação. O novo companheiro para a sua vida será doado já com identificação eletrónica (microchip), esterilização, as profilaxias consideradas ideais pelo médico veterinário responsável e ainda com a oferta de três aulas de socialização pela Knine Service, com polo de atividade junto às instalações do CRO.
O ambiente de felicidade e de generosidade que se viveu nesta iniciativa, permitiu que cinco cães encontrassem um lar, mas neste seguimento e no decorrer da semana, outros dois também encontraram a sua nova família! A equipa do CRO vai continuar a promover estas ações, sempre sob o mote “o amor não tem valor, nem raça. Adote!”
Saiba mais sobre o processo de adoção de uma animal do CRO.
Descubra aqui alguns dos patudos que precisam de um lar.
Reveja aqui os melhores momentos da “Tarde Aberta” do CRO.