Materiais de apoio à estimulação cognitiva distribuídos
Projeto Municipal “Ativ@mente” – Instituições de apoio a idosos
A atividade “Maleta”, integrada no projeto Municipal “Ativ@mente” desenvolveu, em junho, através de videoconferência, uma ação de capacitação sobre a estimulação cognitiva em idosos liderada por Gabriela Álvares Pereira, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia e Neuropsicologia. A entrega do material de estimulação cognitiva às instituições concelhias de apoio a idosos, num total de 13, já foi concluída.
Composto por uma maleta e um kit pedagógico, o conjunto continha materiais didáticos e ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação que irá servir de apoio ao trabalho dos técnicos que aderiram à formação, profissionais da área de intervenção das ciências sociais. Os utentes, pertencentes às valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário ou de Lar, são os beneficiários deste programa de estimulação de competências que visa promover estratégias de suporte ao envelhecimento ativo e saudável, em contexto de proximidade da pessoa idosa (ageing in place). A intervenção integra atividades vocacionadas para que os idosos exercitem as funções cognitivas e sensoriais, estimule-se a memória, a atenção, a concentração, a compreensão verbal, a abstração lógica, a visualização espacial e a coordenação psicomotora.
O projeto Municipal “Ativ@mente” é dirigido à população com mais de 55 anos e visa promover um programa de atividades (ofertas culturais, educacionais e de convívio; ações de formação, encontros, seminários, workshops) com vista à promoção de estratégias de inclusão e de envelhecimento.