- Início
- Viver
- Obras Municipais
- União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho
- Intervenção na Avenida Engenheiro Vilar Queiroz garante condições de mobilidade pedonal e acessibilidade inclusiva
Intervenção na Avenida Engenheiro Vilar Queiroz garante condições de mobilidade pedonal e acessibilidade inclusiva
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai promover uma intervenção profunda com vista à melhoria da mobilidade pedonal na área da Avenida Engenheiro Vilar Queiroz e envolvente, em Alverca do Ribatejo. Com este investimento de cerca de 800 mil euros, a Autarquia vai ainda garantir condições de acessibilidade universal, numa área de mais de 5 mil metros quadrados.
Os trabalhos projetados vão criar e organizar uma rede de passeios e caminhos para peões, nomeadamente no percurso entre os edifícios de utilidade pública existentes. No âmbito desta medida de requalificação urbana, a obra prevê o reperfilamento da avenida, por forma a garantir a existência de passeios de ambos os lados. Os percursos pedonais das zonas envolventes serão alargados para as dimensões regulamentares. A criação de passagens de peões de superfície e rampas, com vista à eliminação das barreiras arquitetónicas.
Por outro lado, serão implementadas medidas diferenciadas no sentido de incrementar a melhoria da acessibilidade universal, como por exemplo a aplicação de pavimento podotátil, a adoção de pavimento confortável e a instalação de indicadores luminosos de tempo, na transição das passagens de peões com semáforo.
A aposta do presente Executivo Autárquico neste projeto, cuja concretização está prevista já para 2024, aloca cerca de 230 mil euros do orçamento Municipal, sendo o restante montante de 540 mil euros disponibilizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A idealização deste projeto e a sua consequente implementação está alinhada com uma estratégia Municipal que valoriza a regeneração urbana do território, contribuindo para a sua humanização e qualificação. O reforço da infraestrutura pedonal, não perdendo de vista a adequabilidade das funções e usos do espaço, com respeito pelas questões da segurança, do conforto e da acessibilidade inclusiva, contribui para baixar a sinistralidade, promove uma mobilidade mais sustentável e estilos de vida ativos e saudáveis. A aposta na mobilidade pedonal tem ainda reflexos diretos no crescimento de vários vetores fundamentais para o desenvolvimento do Concelho: economia, ambiente e cidadania.
Entidade gestora: Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR)
Financiamento: Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Valor do investimento: 794.205,00€
Valor cofinanciado: 540.176,73€
Início: março 2024
Fim: novembro 2024