-
Início
-
Viver
-
Obras Municipais
-
Freguesia de Vialonga
- Obras para uma nova e melhorada Escola Básica e Secundária de Vialonga arrancam em abril
Obras para uma nova e melhorada Escola Básica e Secundária de Vialonga arrancam em abril

Intervenção deverá estar concluída no primeiro quadrimestre de 2026
Os trabalhos inerentes à reabilitação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga estão previstos iniciar-se em abril, num investimento a realizar até 2026 e que, para além da reabilitação geral dos edifícios e espaços exteriores, que apresentam diversos níveis de deterioração, a intervenção irá possibilitar o alargamento da oferta letiva e da capacidade do equipamento escolar.
Atualmente está em funcionamento o ensino secundário na via profissional, esta intervenção habilitará a escola com melhores condições na oferta do ensino secundário regular. Com o aumento das salas de aula das atuais 33 para 57 serão igualmente adicionadas novas valências que representam contributos relevantes para a modernização da escola e da qualidade de ensino, como são o caso de um auditório, um campo de jogos coberto e uma sala de ginástica. Destaca-se ainda a criação de salas de aula diferenciadas, devidamente equipadas, de que são exemplo os laboratórios de ciências e fotografia, desenho, artes visuais e tecnologia de informação.
Está ainda prevista a ampliação da biblioteca e do refeitório, melhoria do bufete e sala de convívio dos alunos. Outras condições que vão aumentar o conforto e a qualidade da comunidade educativa daquele estabelecimento incluem ainda novas caixilharias, introdução de isolamentos para a correção térmica e acústica dos ambientes, instalação de sistema de ar condicionado e ventilação forçada. Nesta matéria, o projeto garantiu as medidas com vista à defesa da sustentabilidade ambiental, no domínio da eficiência energética e da gestão de resíduos.
Com a realização desta intervenção de requalificação, ampliação e modernização a escola será mais atrativa e inclusiva contribuindo de forma muito relevante para criar oportunidades equitativas na aprendizagem e reduzir assimetrias territoriais, com influência na redução do insucesso e abandono escolar. Entre outros aspetos, salienta-se o facto de o projeto incluir um plano de acessibilidade, ficando a escola dotada das condições necessárias aos utilizadores com mobilidade condicionada.
Destaca-se ainda o facto de estar prevista a manutenção e melhoramento da unidade de multideficiência, equipado com cozinha, máquina de lavar roupa e outros equipamentos domésticos, onde se trabalha a autonomia e capacitação destas crianças e jovens.
A concretização do projeto resulta de um investimento total de cerca de 19 milhões de euros, 17 milhões de euros provenientes do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e 2 milhões de euros de fundos próprios Municipais.
Investimento: 11 877 300,00€ (valor C/ IVA)
Data de início: abril'25
Previsão de conclusão: outubro'26