- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- TURISMO | Reativar o Turismo e Construir o Futuro
TURISMO | Reativar o Turismo e Construir o Futuro
“Reativar o Turismo, Construir o Futuro” é o plano estratégico que pretende puxar pelo turismo nacional, depois do forte impacto da pandemia.
Foi apresentado no passado dia 21 de maio, pelo Ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o plano aprovado em Conselho de Ministros para incentivar a retoma do setor do turismo nacional: “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”.
Sendo o principal setor exportador do país, o turismo tem um contributo de peso para a recuperação do país, para a sua modernização e para o reforço da sua competitividade a nível europeu.
De acordo com as suas características e com a necessidade de interação com outras áreas da economia, por exemplo, o imobiliário, a saúde, a agricultura, o vinho, a indústria, os transportes, o comércio ou os serviços, o setor do turismo tem o potencial necessário para ser um grande impulsionador do desenvolvimento global da economia portuguesa.
Depois do enorme impacto da pandemia na atividade turística nacional e global, considera o Governo que é “premente a implementação de um plano que possa colocar novamente o setor na senda do crescimento pré-covid e, em simultâneo, preparar o futuro dotando-o de mecanismos para o tornar mais responsável, mais sustentável e mais resiliente. “
Este Plano tem 4 Pilares de Atuação:
- Apoiar as Empresas
- Fomentar a segurança
- Gerar negócio
- Construir futuro
É composto por ações específicas que, a curto, médio e longo prazo, irão permitir transformar o setor e posicioná-lo num patamar superior de criação de valor, contribuindo de forma expressiva para o crescimento do PIB e para uma distribuição mais justa da riqueza.
O plano de ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” pretende pois ser um guião orientador para o setor turístico, público e privado, cujas ações estão integradas com os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência e da Estratégia Portugal 2030, assegurando assim uma estratégia concertada para a retoma da economia nacional.
Documento: