Câmara Municipal implementa medidas extraordinárias para combater a seca nacional
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, atendendo à situação de seca extrema nacional determinada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), implementou medidas extraordinárias que visam uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos em todo o seu território, neste cenário de crise climática.
Neste sentido, com o objetivo de reduzir imediatamente os consumos de água no espaço público, o Município decretou a desativação parcial da alimentação de água às fontes e lagos através da restrição do seu tempo de atividade.
Importa salientar que apesar do funcionamento em circuito fechado, adequado a uma maior poupança, estes tanques e fontes ornamentais perdem invariavelmente água por intermédio da evaporação.
Por isso mesmo, as fontes estão operacionais somente nos períodos do dia com menor taxa de evapotranspiração: das 8h00 às 9h00 e das 18h00 às 19h00, garantindo assim o funcionamento mínimo dos equipamentos, algo indispensável à sua longevidade.
Esta situação aplica-se às fontes ornamentais situadas nos seguintes locais:
- Rotunda de Entrada de Vila Franca de Xira
- Jardim Municipal Constantino Palha
- Parque Urbano de Vila Franca de Xira
- Rotunda das Silveiras (Alverca do Ribatejo)
- Jardim Parque José Álvaro Vidal
- Rotunda dos Caniços (Póvoa de Santa Iria)
- Quinta Municipal da Piedade.
Esta medida perdurará durante o período de penúria de água em Portugal.
Em paralelo, estão a ser desenvolvidos estudos no sentido de englobar os tanques e fontes ornamentais no Sistema Integrado de Gestão de Rega (SIGR), otimizando os consumos de água e energia no Concelho de Vila Franca de Xira.
Durante o ano de 2022, os SMAS irão instalar Zonas de Medição e Controlo na rede de distribuição de abastecimento de água, o que possibilita a monitorizar ativamente perdas de água. Simultaneamente, serão instaladas válvulas redutoras de pressão, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência destas roturas e perdas na rede pública.
Após anúncio destas medidas, Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, salientou que: “Esta é a forma de garantir uma maior poupança de água e de servir de exemplo a todas as comunidades do Concelho”.
O Município de Vila Franca de Xira tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, uma estratégia de otimização dos recursos hídricos. No âmbito desta política continuada e perante o novo contexto nacional urge a necessidade de implementar medidas extraordinárias e adaptar o território, tornando-o sempre e cada vez mais resiliente às alterações climáticas e aos efeitos decorrentes das mesmas.
Notícias relacionadas
-
Lançamento da 13.ª Edição da “Brigada do Amarelo” e da 4.ª Edição “Qual é o seu papel?!”
Lançamento da 13.ª Edição da “Brigada do Amarelo” e da 4.ª Edição “Qual ...
26 Jan 2022 -
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprova candidatura de adesão ao Programa “Cidades Amigas das Crianças”
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprova candidatura de adesão ao ...
26 Jan 2022 -
Câmara Municipal lança projeto-piloto para a implementação de trotinetas elétricas no Concelho
Câmara Municipal lança projeto-piloto para a implementação de ...
26 Jan 2022