-
Início
-
Saber & Lazer
-
Cultura Tauromáquica
-
Tertúlias
- Padroeira dos Campinos, A
Padroeira dos Campinos, A

- Fundada a 3 de julho de 2008.
“ A Padroeira dos Campinos”, Tertúlia localizada no coração histórico da Cidade de Vila Franca de Xira, foi fundada no dia 5 de julho de 2008. A poetiza Piedade Salvador e o jornalista Adriano Gabriel foram seus padrinhos. A Tertúlia tem um princípio de cariz religioso conceito que assenta na fé e na espiritualidade do nosso povo. A força intrínseca dos Toureiros e Campinos sua (Padroeira), encontram nela a mística existente em Nossa Senhora Imaculada Conceição de Alcamé, que se situa em plena Lezíria Ribatejana. Alcamé sinónimo de boas culturas devido aos seus terrenos férteis cujas searas crescem e desenvolvem no mesclado sal cristalino envolto na água do rio Tejo. O Templo construído na era de D. Tomás de Almeida, primeiro Patriarca de Lisboa no ano de 1747, era para agradecer as boas colheitas obtidas durante o ano, e para assistirem às missas nos dias santificados. Os seus fundadores ligados por laços familiares a todo este simbolismo, pretendem fundamentalmente homenagear as figuras emblemáticas do Ribatejo, como foram seus avós que viveram e trabalharam arduamente junto do Santuário. O seu espaço, rico em memórias e tradições contém a representação de uma cultura plena de emoções, testemunho de identidade e do enriquecimento para as gerações futuras.
Desde a sua inauguração “ A Padroeira dos Campinos”, tem recebido as figuras mais representativas do toureio nacional, espanhol e mexicano, forcados dos mais famosos Grupos de Portugal, professores catedráticos, pintores, escultores, artistas da Rádio e TV, assim como gente de cariz popular, destacando os campinos Carlos Custódio e José da Costa Laureano.
Através da nossa Tertúlia procuramos divulgar os produtos da nossa terra, o que é rico por excelência, já que no seu reino para além dos tesouros naturais, tem uma forte componente espiritual. Temos participado nos últimos anos nas Tertúlias de Rua, cabendo-nos a honra em 2013, receber o “Galardão de Mérito” da Cidade de Vila Franca de Xira, numa iniciativa da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, distinção que muito sensibilizou Ana Serra, responsável da Padroeira dos Campinos, entregue ao representante dos Campinos “José Moleiro”, no centro da arena na Corrida do Colete Encarnado na Praça de Toiros Palha Blanco. Num gesto magnânimo, o veterano Homem do Campo depositou o troféu na Capela da Praça, junto ao altar de Nossa Senhora da Conceição de Alcamé.
Nos dias, 8 de dezembro de cada ano, o dia que se celebra o da Rainha e Padroeira de Portugal coroada pelo Rei D.João IV, a Tertúlia decidiu homenagear figuras icónicas relacionadas com a tauromaquia e com a arte. Em 2013, Francisco Rocha, Cineasta e João Mascarenhas, Editor, Radialista e Crítico Taurino, dois veteranos da informação Vila-Franquense. Em 2014 o Maestro José Júlio um dos maiores toureiros a nível Mundial, em 2015, o Jornal Vida e Voz Ribatejana a maior fonte de informação de todas as Províncias Portuguesas e em especial no Ribatejo. No ano 2016, o Campino com mais idade Carlos Custódio, pela vida e o empenho dedicados à Lezíria. Em 2017, a homenagem ao Artista Plástico Mestre Jorge Alexandre considerado um dos maiores Pintores de todos os tempos. Na sua Galeria de Arte Exposições de Fotografia a João Mascarenhas, Fotógrafo José Serra e ao Ganadero Don Fernando Palha. No ano de 2018 foi homenageado o Médico Drº Luís Ramos, Especialista em Cirurgia Taurina no Mundo. A sequência de homenagens seguiu-se no ano de 2019 ao Forcado de Raça e Valentia José Augusto Batista, uma dos Forcados que honra a história e a sua terra. No ano 2020, a Tertúlia neste ano atípico, convidou a Artista Plástica Ana Maria Malta para expor na sua Galeria pela ocasião da Feira de outubro que também não se realizou pelo mesmo motivo, com o título “Céu, Lezíria e Tejo. No dia 8 de dezembro o destaque para o Cavaleiro Tauromáquico António de Jesus Castro Ribeiro Telles, membro de uma família de Dinastia de Toureiros fundada pelo seu bisavô. Uma das heranças da família são o amor e o respeito pela sua terra. A Tertúlia tem patente na sua Galeria o Projeto Itinerante “Ana Jorge um Olhar sobre a Lezíria”, dedicada ao Cavaleiro.
Texto fornecido pela Tertúlia.
Rua Manuel Afonso de Carvalho, n.º 19 r/c | Vila Franca de Xira