-
Início
-
Saber & Lazer
-
Cultura Tauromáquica
-
Tertúlias
- Alhandra – A Toireira
Alhandra – A Toireira








- Fundada a 1 de novembro de 1992.
- N.º de sócios: 29
Alhandra foi cognominada de “Toireira”, por Almeida Garret, na sua obra “Viagens na Minha Terra”. Nessa época tinham fama as touradas reais nesta vila ribeirinha do Tejo.
Com a implantação do Constitucionalismo Monárquico, Alhandra, graças às vizinhanças do Palácio do Duque da Terceira (Sobralinho), foi o lugar preferido para os desenfamentos reais no campo da Tauromaquia. Foram célebres as touradas realizadas entre 1840 e 1843 por ocasião das já então tradicionais Festas de S. João Baptista, padroeiro de Alhandra. A praça de toiros nesse tempo era de madeira e erguia-se no Largo fronteiro ao atual Teatro Salvador Marques. Depois desta teve Alhandra, em 1869, um outro Tauródromo, edificado no mesmo local da festa, construída em madeira e desmanchado em 1884. Estas honrarias reais estavam estritamente ligadas a Alhandra devido a esta ser baluarte do liberalismo e da tauromaquia e, ainda, pelo facto do Duque da Terceira, Estribeiro-Mor, ter o seu Palácio no Sobralinho, a dois passos da vila onde a Rainha D. Maria, e demais comitiva se vinha hospedar aquando das Festas. Depois de desembarcar no cais de Alhandra, ao som da fanfarra. Para melhor enriquecimento desta pequena descrição diremos ainda que, a Rainha D. Maria, gostava muito de touradas e que em 1840 foi juíza da Festa em Honra do Orago da Freguesia de S. João Baptista.
Considerando que no passado da Vila de Alhandra se encontra uma forte tendência para a festa de toiros e ao longo da história terem existido e presentemente ainda existirem nomes de vulto ligados ao topo da referida festa, reuniram-se alguns aficionados de Alhandra com a ideia de se justificar plenamente a existência de uma Tertúlia.
Posta esta à discussão e após algumas trocas de impressões, foi a ideia aprovada por unanimidade. Os elementos que aprovaram esta iniciativa foram a partir desta data 1 de Novembro de 1992, considerados os FUNDADORES: ÁLVARO COSTA; ABILIO BORGES; ANTÓNIO JOAQUIM A. COSTA; ALFREDO DIAS; ARTUR GONCALVES; FERNANDO RATO; JORGE BORGES; JOSÉ LUIS SERRA PEREIRA; JOÃO JÚLIO; JOÃO MANUEL A.R.BRANCO; LUIS MANUEL BORGES; ÓSCAR PALMELA.
Rua Vasco da Gama, 35 | 2600-529 Alhandra
GPS: 38.92584, -9.00755