- Início
- Saber & Lazer
- Cultura Tauromáquica
- Museus e Monumentos
- Escultura de Homenagem ao Maestro Victor Mendes
Escultura de Homenagem ao Maestro Victor Mendes
A 2 de outubro de 2021 foi inaugurada, em Vila Franca de Xira, a escultura de homenagem a Victor Mendes, que figurou, durante muitos anos, entre os primeiros do “escalafón” mundial como matador de toiros. Da autoria do escultor Paulo Moura, a peça foi instalada junto à Travessa do Cerrado (Tanque das Lavadeiras).
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, cumpriu, assim, o seu compromisso para com a homenagem às figuras que levaram o reconhecimento de Vila Franca de Xira além fronteiras, através da tauromaquia, uma das mais fortes vertentes identitárias do Concelho.
Recorde-se, ainda, que, em 2017, a Autarquia homenageou-o com a exposição “Victor Mendes. Toureiro Universal” que testemunhou uma carreira alicerçada na disciplina, esforço e entrega.
Vida e Percurso de Victor Mendes
Nascido em Marinhais, Salvaterra de Magos, a 14 de fevereiro de 1958, é Vila Franca de Xira que vê Victor Mendes crescer desde os seus três anos.
A paixão pelo mundo do toureio surgiu com as esperas e largadas de toiros e com as ferras em plena Lezíria. Cedo despontou em si a ambição de se tornar bandarilheiro, para muito rapidamente, e na Praça de Touros Palha Blanco, se apresentar como novilheiro, numa corrida organizada para angariação de fundos com vista à construção do mausoléu a José Falcão. A 13 de maio de 1992, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi-lhe atribuído o título de Filho Adotivo de Vila Franca de Xira.
Triunfador nas mais importantes praças de toiros do mundo, Victor Mendes conquistou muitos dos mais prestigiados troféus nos principais palcos da tauromaquia mundial, recebendo a alternativa na Monumental de Barcelona em 13 de Setembro de 1981, apadrinhado por Palomo Linares, com o testemunho de Manzanares. Desde o início do seu percurso que muitas figuras de renome do meio lhe reconheceram características e vocação para o brilho que veio imprimir nos espetáculos tauromáquicos que integrou. Ovações e momentos inesquecíveis para si próprio e para todos quantos acompanharam as suas melhores faenas, os seus melhores quites, melhores pares de bandarilhas, melhores estocadas, momentos de triunfo.
Atualmente direciona os seus ensinamentos e experiência na formação artística dos alunos da Escola de Toureiro José Falcão, constituindo-se como um dos seus grandes impulsionadores. Participa também, como orador e palestrante, em diversas conferências da temática.
Travessa do Cerrado, Vila Franca de Xira