- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- SHIFT2FUTURE | Acelerar a transição digital das empresas
SHIFT2FUTURE | Acelerar a transição digital das empresas
Foi lançada, no passado dia 25 de março, a plataforma SHIFT2Future, que tem como objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0, através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários e agentes dinamizadores com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.
De acordo com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), esta plataforma é uma ferramenta poderosa para que as empresas se posicionem em termos de maturidade digital e possam, mediante a análise dos resultados obtidos no seu diagnóstico, desenhar um plano de transformação estruturado para o futuro e enfrentar com confiança a economia 4.0.
A SHIFT2Future, que incorpora um conjunto de ações como diagnóstico de maturidade digital, ações de informação, sensibilização e capacitação, entre outras, tem como destinatários as PME dos seguintes setores de atividade:
- Agroalimentar,
- Aeronáutica;
- Automóvel;
- Cerâmica e vidro;
- IT e IoT;
- Metalomecânica;
- Moldes e plásticos;
- Pedra;
- Têxteis e calçado;
- Turismo
A plataforma SHIFT2Future surge na sequência do lançamento da ferramenta de autodiagnóstico SHIFT to 4.0, que permite às empresas de qualquer setor avaliar o seu estado de maturidade digital, independentemente da sua dimensão ou localização. Este diagnóstico pode ser realizado de forma autónoma pela empresa ou assistido por um dos parceiros do projeto SHIFT2Future.
Após submissão, as empresas obtêm um relatório de posicionamento de maturidade digital e linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.
O resultado da avaliação do diagnóstico incide em seis dimensões da Indústria 4.0, e permite à empresa desenvolver planos de ação de investimento para uma estratégia de implementação, estruturada, integrada e coerente com os objetivos desejados.
Segundo a informação disponibilizada, esta ferramenta já foi utilizada por mais de 300 empresas, esperando-se um crescimento significativo nos próximos dois anos.
O novo programa SHIFT2Future é desenvolvido através de uma parceria entre o IAPMEI, o ISQ, o CTCV, a TecMinho e a Universidade de Aveiro.