- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinala efeméride nas plataformas digitais
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com um programa comemorativo, que visa sensibilizar para o desequilíbrio que ainda subsiste entre homens e mulheres, e que se posicionam ao nível de questões da igualdade de género.
O dia comemorativo será assinalado, pelas 11h00, com uma mensagem da vereadora responsável pelo Pelouro da Inclusão e Igualdade, Manuela Ralha, no sentido de sensibilizar para a importância das comemorações desta data simbólica, pois embora tenha existido um enorme progresso nos direitos das mulheres ao longo das últimas décadas, a Igualdade de Género continua a ser um desafio constante, em matéria de direitos humanos. Este ano em particular, considerando a presidência Portuguesa na União Europeia, em que as questões da Igualdade de Género são uma das prioridades definidas por Portugal. Ainda por iniciativa municipal, será remetido as trabalhadoras municipais (Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), um voucher de tempo, procurando contribuir para a promoção de um maior equilíbrio na gestão do tempo das mulheres, que na atual sociedade continua a ser muito exigente, nomeadamente na conciliação vida profissional e pessoal.
O dia 10 de março, pelas 21h00, será dedicado às “Conversas no Feminino”, que irão contar com a moderação da autarca municipal com responsabilidades na área da política de Inclusão e Igualdade e algumas mulheres, do Concelho, com influência nas áreas do desporto, política, forças de segurança, comunidades e cultura (Ana Catarina Pereira, Guarda-Redes de Futsal; Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência; Maria do Carmo Rodrigues, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de VFX; Maria do Céu Padinha, Presidente do Rancho Típico Avieiros de VFX e Maria João Luis, Atriz e Encenadora).
O teatro encerra o programa comemorativo, no dia 12 de março, pelas 21h00, através da peça “Mulheres Ácidas”, com Marlene Barreto e Sandra Celas e encenação de Patrícia Soso. À boca de cena surgem duas atrizes, que se desdobram em sete personagens (Isadora, Rebeca, Marta, Mercedes, Otacília, Sofia e Ana), numa narrativa solta e despretensiosa, onde as falas cheias de humor ácido, perspicaz e irónico, cortante e sarcástico, conquistam o público pelo seu carisma e humor. Um espetáculo que reflete o verdadeiro desdobramento feminino. Escrita por Cristiane Wersom, argumentista brasileira da Rede Globo, a peça foi um sucesso da crítica e do público, em 2017 e 2018, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, com adaptação de Sarah Lemonnier e a produção do “CASULO” - o Núcleo de Artes Performativas do Grémio Dramático Povoense é, através deste programa comemorativo municipal, possível desfrutar desta proposta cultural.
Tendo em conta o Estado de Emergência que vigora no país e as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) no âmbito do controlo e combate à pandemia por COVID-19, todos os eventos vão estar disponíveis a partir das plataformas digitais municipais.
Descubra a programação e acompanhe online!