- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Passagem Superior Pedonal na EN10 junto à Urbanização Malva Rosa traz melhorias de acessibilidade e segurança
Passagem Superior Pedonal na EN10 junto à Urbanização Malva Rosa traz melhorias de acessibilidade e segurança
Em Alverca do Ribatejo
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai construir uma Passagem Superior Pedonal sobre a Estrada Nacional 10 (EN10), junto à Urbanização Malva Rosa em Alverca, que vai promover a ligação entre aquela Urbanização (a Norte) e a zona comercial que se desenvolve a sul. Esta é uma obra de grande importância para a cidade de Alverca e em particular para os residentes na Urbanização Malva Rosa, já que promove uma melhor interligação com os espaços comerciais, representando por isso uma melhoria significativa em termos de acessibilidade e de segurança.
Com um investimento municipal de 630.647€, a construção da Passagem Superior decorre entre janeiro e agosto deste ano. A presente solução integra-se na paisagem e constitui-se como um percurso onde a leitura visual da envolvente é fácil e natural. Tem como objetivo desmaterializar o elemento “ponte” propriamente dito, com um revestimento de vidro assente numa estrutura metálica de suporte de cor preta. Em contraste com este material (vidro), as rampas de acesso serão em betão, que permitirão satisfazer as prerrogativas da acessibilidade a utentes com mobilidade condicionada. Estas rampas do lado nascente da ponte pedonal serão objeto de uma intervenção metálica pintada de preto atribuindo, plasticamente, uma maior dinâmica aos volumes de acesso.
A inserção urbana desta Passagem Superior Pedonal, além da sua especificidade como elemento de comunicação entre dois pontos, assume também, por questões de segurança e estética, especial importância para o local e respetivo trânsito pedonal. Assim, a utilização da luz, quer no percurso de atravessamento, quer nas rampas de acesso, é objeto de uma estratégia específica, permitindo que este elemento se insira positivamente no local e que contribua para a função a que se destina, ao mesmo tempo que também assume uma intencionalidade artística.