- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- A construir pontes para quebrar o isolamento
A construir pontes para quebrar o isolamento
Programa local de intervenção social – teleassistência e georreferenciação
A estratégia ativa da Câmara Municipal na promoção de uma política social inclusiva reflete-se no desenvolvimento de vários projetos de intervenção local, nomeadamente através do Programa “Pontes”. Dirigido a Munícipes com idade igual ou superior a 55 anos, que se encontrem em situação de isolamento, seja social ou geográfico, possibilita, através da sua georreferenciação e um serviço de teleassistência, uma ação social de proximidade, junto daqueles que apresentem um quadro de vulnerabilidade.
Integrado no Projeto Municipal Ativ@mente, implementado desde dezembro de 2018, a equipa técnica já georreferenciou 130 pessoas e destas, 51 usufruem do serviço de teleassistência. Trata-se de um serviço telefónico de apoio permanente, concebido para dar uma resposta personalizada e imediata em qualquer situação de urgência/emergência, insegurança ou solidão. A opção permite combater a exclusão social, preservando a vivência no contexto da comunidade e residência, o que proporciona uma gestão saudável, ao nível público e familiar, do envelhecimento destas pessoas, traduzindo-se num manifesto aumento de qualidade de vida para todos os envolvidos.
Acionando um dispositivo de alarme, o utente desencadeia o contacto com o um centro de operações da Cruz Vermelha Portuguesa, 365 dias por ano, 24 horas por dia, que após análise da situação e com acesso à situação clínica, pessoal e familiar, desencadeia os meios adequados (112, Cruz Vermelha Portuguesa, PSP/GNR, Bombeiros, vizinhos ou familiares), mantendo-se o diálogo, com o utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.
Sob o lema” Olhar, Aproximar e Sentir” a equipa técnica do “Pontes”, em estreita colaboração com o Sistema de Informação Geográfica Municipal, mantem o trabalho de sinalizar, georreferenciar e priorizar as necessidades destas pessoas, tarefas otimizadas em estreita parceria com a comunidade institucional (forças de segurança pública, parceiros sociais, juntas e uniões de freguesia do Concelho) e através dos contactos de proximidade desenvolvidos pelas ações de proximidade realizadas vários locais e ruas do Município.
O projeto promovido pela Município de Vila Franca de Xira está alinhado à “Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025” e decorre de uma candidatura aprovada no âmbito do Portugal2020.
O investimento municipal é na ordem dos 206 mil euros, estando os restantes 50 por cento a cargo do Fundos Comunitários (Fundo Social Europeu), numa estratégia de apoio a estes munícipes e famílias que apresentam um enquadramento de vulnerabilidade económica e social, promovendo um Concelho onde o envelhecimento ocorre de forma ativa e saudável, com o incremento da qualidade de vida e da coesão social.
No âmbito do reforço das medidas extraordinárias de apoio que a atual situação de combate à pandemia de COVID-19 impôs, a Autarquia disponibiliza também uma linha telefónica gratuita (800 210 119), à qual esta faixa da população pode recorrer para obter informações e orientações, apoio e encaminhamento adequado às necessidades que apresentem no momento do contacto e também, através da Divisão de Habitação e Intervenção Social, pelo telefone: 969 800 055.
Respeite as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS): respeite o distanciamento físico, a utilização de máscara, a higienização das mãos e as regras da etiqueta respiratória.
O vírus é invisível. Fique em casa. Cuide de si, cuide de todos!