- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Município com sistemas de georreferenciação de árvores nas áreas urbanas e de gestão da rega
Município com sistemas de georreferenciação de árvores nas áreas urbanas e de gestão da rega
Apresentadas plataformas digitais inovadoras na área do Ambiente
O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, apresentou, a 9 de dezembro, duas plataformas digitais inovadoras, desenvolvidas pelos serviços Municipais na área do Ambiente. Uma delas destina-se à georreferenciação de árvores do Concelho e outra consiste num sistema integrado de gestão da rega.
O Autarca sublinhou a prossecução de objetivos de sustentabilidade ambiental, na continuidade dos quais estas plataformas digitais são demonstrativas dos esforços envidados pela Câmara Municipal para otimizar os recursos e a gestão nesta área. Estas ferramentas inovadoras constituem-se como um forte impulso em prol da sustentabilidade e terão “impacto no amanhã”: a georreferenciação de árvores nas áreas urbanas permite “promover práticas de manutenção e de gestão florestal mais sustentáveis numa manifestação dinâmica em prol do valor dos ecossistemas; o controlo de sistema de rega permite reduzir e monitorizar os consumos de água e de eletricidade e uma manutenção dos espaços verdes mais amiga do ambiente”.
Seguiu-se uma visita à Mata do Paraíso, em Vialonga, para acompanhamento das intervenções de recuperação que estão em curso (decorrentes do incêndio registado em julho), e ao Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria, onde foi realizada a plantação simbólica de uma árvore, no âmbito de um total de 500 árvores plantadas em todo o Concelho.
Todas estas iniciativas estiveram integradas nas Comemorações do Dia da Floresta Autóctone, data assinalada a 23 de novembro último.