- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Vila Franca de Xira sensibiliza para a temática da deficiência
Vila Franca de Xira sensibiliza para a temática da deficiência
Semana para a Inclusão assinalada até 4 de dezembro
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, está a ser assinalado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com um programa comemorativo que encerra a 4 de dezembro, com a distribuição de máscaras de proteção contra a COVID-19 adaptadas a pessoas surdas e com deficiência auditiva. As máscaras serão distribuídas às escolas do Concelho com alunos nesta condição, bem como aos serviços da Câmara Municipal e dos SMAS com funcionários que partilham da referida condição. Também serão abrangidos aqueles que com eles interagem.
No dia 3 de dezembro, pelas 15h00, são transmitidos nas plataformas digitais da Autarquia, num projeto realizado em parceria IPSS’s e com a Polícia de Segurança Pública, testemunhos de jovens com deficiência. São utentes de instituições de apoio à deficiência (Associação Projecto Jovem de Vialonga - APJ, Associação para Integração de Pessoas com Necessidades Especiais - AIPNE, Mithós, Cerci Póvoa, Cercitejo) e do Agrupamento de Escolas Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), que partilham as suas “vivências e expetativas relativas ao futuro”.
A 3.ª edição da Semana da Inclusão pretende promover e sensibilizar para a adoção das boas práticas inclusivas, apelando para o respeito pelos direitos e pelo bem-estar de todos na sociedade. No contexto da presente pandemia, os eventos agendados foram transmitidos através das plataformas digitais municipais, nomeadamente através de vários vídeos (Bailado Inclusivo "Descompasso", que integrou a II Gala para a Inclusão; os melhores momentos das I e II Gala para a Inclusão, realizadas em 2018 e 2019 e a palestra motivacional do ator Paulo Azevedo, autor do livro “Não há impossíveis”). Saiba mais aqui.
A iniciativa, em parceria com a Comissão Municipal para a Deficiência, constitui-se como um mote para que a inclusão das pessoas com deficiência seja uma prática transversal e comum na sociedade atual.