- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Vila Franca de Xira recebe dupla distinção pelo elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local
Vila Franca de Xira recebe dupla distinção pelo elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local
O Município de Vila Franca de Xira foi distinguido com dois Selos ODSlocal, na categoria Dinâmicas Municipais e na categoria Desempenho Municipal, no âmbito da “Conferência ODSlocal ‘24: Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, que decorreu no dia 22 de novembro, em Pombal, onde esteve representado pela Vice-Presidente Marina Tiago.
A certificação dos Selos ODSlocal distingue os municípios que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias “Desempenhos Municipais” e “Dinâmicas Municipais”, considerando que os municípios constituem um pilar fundamental da Plataforma ODSlocal. O Município de Vila Franca de Xira está entre os Municípios que mais se destacaram nestes domínios, tendo sido contemplado em ambas as categorias, com base no resultado dos valores alcançados nos indicadores de referência incluídos na Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Plataforma ODSlocal visa mobilizar os Municípios e entidades relevantes para a concretização, a nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas e monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS, através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. O Portal OODS Local divulga e mapeia as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e identifica o respetivo impacto.
A Plataforma resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”.