- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- VFX nas cerimónias da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen
VFX nas cerimónias da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen
Alunos vencedores de concurso realizaram viagem à Áustria
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira acompanhou a viagem à Áustria dos 22 alunos da Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, vencedores do concurso sobre o Holocausto.
No passado dia 5 de maio assistiram às Cerimónias evocativas da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen.
A delegação do Concelho de Vila Franca de Xira, liderada por Fernando Paulo Ferreira, contou com a presença do Diretor do Museu do Neo-Realismo(MNR), David Santos, do Diretor do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, Luís Fernandes, dos investigadores do Instituto de História Contemporânea, António Carvalho, Ansgar Schaefer e Cristina Clímaco, da técnica do serviço educativo do MNR, Lídia Agostinho, além do grupo de 22 alunos do 12º ano de Humanidades, Artes e Informática, acompanhado pela professora Paula Freitas.
A participação desta delegação resultou de um projeto de parceira da CMVFX/MNR com o Instituto de História Contemporânea da FCSH/Nova de Lisboa, que visou promover um concurso sobre o Holocausto, sob o tema “Vítimas Portuguesas do III Reich”, junto de alunos do Ensino Secundário, do 10º ano, 11º ano, ou 12º ano, da área de História, Cultura e Artes, no ano letivo 2023-24. Esta iniciativa decorreu do Projeto Internacional FORCED, cuja equipa de investigadores é composta por Fernando Rosas, Cláudia Ninhos, António Carvalho, Cláudia Clímaco e Ansgar Schaefer, tendo sido promovida em anos anteriores noutros municípios, nomeadamente Loulé, Vila Nova de Famalicão e Sintra.
A viagem e a participação nas cerimónias da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen, na Áustria, teve como objetivo dar a conhecer e sensibilizar os jovens estudantes sobre a mobilização voluntária ou forçada de portugueses anónimos para o trabalho coercivo, durante o período do Terceiro Reich. Pretendeu-se também promover uma reflexão alargada sobre as consequências dos regimes totalitários e manter viva a memória das suas vítimas, estabelecendo um diálogo entre as instituições parceiras e a comunidade educativa do Município.
Este processo culminará com a inauguração, no dia 30 de Novembro, da exposição documental "Resistir! Portugueses e o III Reich", dedicado ao tema do Holocausto, com a curadoria dos investigadores do Instituto de História Contemporânea da FCSH/Nova de Lisboa, e onde serão apresentados todos os trabalhos que estiveram a concurso. A exposição estará patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo até 30 Março de 2025.