- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Universidade Sénior inicia novo ano letivo com 500 alunos
Universidade Sénior inicia novo ano letivo com 500 alunos
No Palácio Municipal da Quinta da Piedade
A 1 de outubro, no Salão Nobre do Palácio Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, procedeu-se à abertura oficial do novo ano letivo da Universidade Sénior (US) de Vila Franca de Xira.
O Dia Internacional do Idoso foi assinalado com esta cerimónia onde o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, António Oliveira, referiu que “ao longo dos seus 13 anos de existência, a Universidade Sénior tem vindo a consolidar-se enquanto espaço de aprendizagem não formal, de crescimento e desenvolvimento pessoal, de combate à solidão e ao isolamento, e também de promoção do convívio. O seu valor decorre sobretudo da presença de todos vós e dos muitos contributos que vão dando, com todo o vosso saber e experiência, para que a cada ano letivo se desenvolvam os mais diversos projetos”.
A riqueza de partilha de saberes é assegurada por 39 professores, através de um total de 74 disciplinas nas áreas de Ciências Naturais e Exatas, Ciências Sociais, Humanas e Políticas, Expressão Corporal, Expressão Plástica, Informática, Línguas e ainda Teatro e Expressão Musical e que são lecionadas junto de cerca de 500 alunos. Alguns destes docentes e discentes estiveram presentes na cerimónia e aplaudiram o apontamento musical assegurado por Margarida Arcanjo, também ela titular de uma disciplina musicoterapia.
Da responsabilidade do Município, este polo de ensino não formal, dirigido a pessoas que se querem manter ativas depois dos 55 anos de idade e/ou reformados residentes do Concelho de Vila Franca de Xira, é constituído por aulas de aprendizagem, pesquisa e atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, num contexto de formação ao longo da vida, complementado com atividades culturais e recreativas, onde se fomenta o enriquecimento intelectual e cultural, as relações interpessoais, o aumento da autoestima e da autonomia pessoal dos seniores.
A US, que surgiu no ano letivo 2004/2005, oferece aos seus alunos várias aulas de aprendizagem, pesquisa e atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, mas também complementam estas atividade com outras de cariz cultual e recreativo, de forma a fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, as relações interpessoais, o aumento da autoestima e da autonomia pessoal dos seniores. Toda a perseverança que o Município tem mantido nesta aposta reflete a postura desta Gestão que crê serem os idosos verdadeiros intermediários entre o passado, o presente e o futuro, pelo que a sua sabedoria e experiência, se constituem como um poderoso vínculo para o desenvolvimento da sociedade.