- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Universidade Sénior arranca com 500 alunos
Universidade Sénior arranca com 500 alunos
Abertura do Novo Ano Letivo 2017/2018 – 29 de setembro
A abertura oficial do novo ano letivo da Universidade Sénior (US) de Vila Franca de Xira realizou-se, a 29 de setembro, momento que, pelo volume de matrículas registadas, 500 no total, foi assinalado de forma entusiástica e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita.
Na ocasião, o líder do Executivo afirmou que “este projeto tem vindo a brindar-nos com inúmeras surpresas e é com muito orgulho que afirmo que esta resposta social do nosso município dignifica o envelhecimento ativo, proporcionando bem-estar, felicidade e aumento da autoestima a todos os que dela fazem parte”. O evento contou com um momento musical assegurado pelo músico Mauro Corage.
No presente ano letivo os 500 alunos estão distribuídos por 90 turmas, com acesso à frequência de 69 disciplinas, que versam as mais diversas áreas (Ciências Naturais e Exatas, Ciências Sociais, Humanas e Políticas, Expressão Corporal, Expressão Plástica, Informática, Línguas, Teatro e Expressão Musical, entre outras).
Da responsabilidade do Município, este polo de ensino não formal, dirigido a pessoas que se querem manter ativas depois dos 55 anos de idade e/ou reformados residentes do Concelho de Vila Franca de Xira, é constituído por aulas de aprendizagem, pesquisa e atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, num contexto de formação ao longo da vida, complementado com atividades culturais e recreativas, onde se fomenta o enriquecimento intelectual e cultural, as relações interpessoais, o aumento da autoestima e da autonomia pessoal dos seniores.
A US, que surgiu no ano letivo 2004/2005, oferece aos seus alunos várias aulas de aprendizagem, pesquisa e atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, mas também complementam estas atividade com outras de cariz cultual e recreativo, de forma a fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, as relações interpessoais, o aumento da autoestima e da autonomia pessoal dos seniores. Toda a perseverança que o Município tem mantido nesta aposta reflete a postura desta Gestão que crê serem os idosos verdadeiros intermediários entre o passado, o presente e o futuro, pelo que a sua sabedoria e experiência, se constituem como um poderoso vínculo para o desenvolvimento da sociedade.