- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Unidade móvel faz rastreio gratuito do Cancro de Mama
Unidade móvel faz rastreio gratuito do Cancro de Mama
Para mulheres entre 50 e 69 anos
De 26 de abril a 16 de setembro a Liga Portuguesa contra o Cancro faz rastreios gratuitos no Concelho de Vila Franca de Xira. Através de uma unidade móvel junto a Centros de Saúde, com técnicos especializados e novos equipamentos de diagnóstico, o calendário do rastreio é o seguinte:
- Vila Franca de Xira: 26 de abril até 2 de junho;
- Alverca do Ribatejo: 4 de junho a 7 de julho;
- Vialonga: 8 a 23 de julho;
- Póvoa de Santa Iria: 26 de julho a 16 de setembro.
O acordo entre as Autoridades de Saúde e Liga Portuguesa contra o Cancro estabelece que os rastreios sejam feitos às mulheres do Concelho, utentes dos Centros de Saúde, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos (entendidos sexo e idade como fatores de risco), mediante receção de convocatória (carta) para a morada da utente que consta nos registos do ACES. O documento indicará a data, o horário e o local a que deve dirigir-se para a realização da mamografia. Embora a Unidade Móvel não se desloque a todos os Centros da Saúde, a convocatória informará a que local e data as utentes se deverão dirigir, independentemente do Centro de Saúde a que pertençam. As instalações e a equipa técnica cumprem com todos os procedimentos de segurança e higienização previstos para o controlo da pandemia pela COVID-19. Está também garantido o acesso às pessoas portadoras de mobilidade reduzida.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (informações pelos contactos 245 009 299 ou pelo 915 999 890).
A iniciativa da responsabilidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC, Núcleo Regional do Sul), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o ACES, é uma aposta na prevenção deste tipo de cancro através de um diagnóstico precoce.
Este diagnóstico permite às mulheres uma sobrevida livre da doença, bem como tratamentos menos mutilantes e traumatizantes.
No arranque desta ação, a unidade móvel contou com a visita da Sra. Vereadora para a área da saúde da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fátima Antunes e da Sra. Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES), Sofia Theriaga.
Veja o vídeo ou consulte mais informação disponibilizada pela LPCC. A deteção precoce do cancro de mama pode significar a sua cura. Contamos consigo. Cuide de si e da sua saúde!