-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Unidade móvel de diagnóstico especializado presente no Concelho de fevereiro a maio
Unidade móvel de diagnóstico especializado presente no Concelho de fevereiro a maio

Rastreio do Cancro da Mama - 5.ª edição
O Concelho de Vila Franca de Xira volta a receber, junto aos Centros de Saúde, a unidade móvel de diagnóstico de rastreio gratuito do cancro da mama, que vai estar parqueada entre 10 de fevereiro e 30 de junho, em Alhandra, Alverca do Ribatejo, Castanheira do Ribatejo, Póvoa de Sta. Iria, Vialonga e Vila Franca de Xira.
Nesta 5.ª edição, o rastreio irá incluir também as freguesias de Alhandra e Castanheira do Ribatejo, passando o roteiro a incluir todas as freguesias do Município. Assim, o calendário previsto é o seguinte:
- Vila Franca de Xira – 10 de fevereiro a 5 de março;
- Castanheira do Ribatejo – 7 a 13 de março;
- Alhandra – 17 a 25 de março;
- Alverca do Ribatejo – 27 de março a 28 de abril;
- Vialonga – 30 de abril a 15 de maio;
- Póvoa de Santa Iria – 19 de maio a 30 de junho.
Esta iniciativa de diagnóstico precoce é dirigida a mulheres residentes no Concelho, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos. As munícipes têm de se apresentar assintomáticas (sem sintomas de doença oncológica), sem ter feito uma mamografia nos últimos seis meses ou usar próteses mamárias, nem tão terrem já sido diagnosticadas com a doença, no seu histórico de vida.
As mulheres que cumpram os critérios de elegibilidade serão convocadas pela sua unidade de saúde ou poderão dirigir-se, por iniciativa própria, a qualquer local onde se realize o rastreio, de acordo com a data ou local da sua conveniência (segunda a sexta-feira, no horário das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30).
O programa é da responsabilidade do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS - LPCC), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando o Município de Vila Franca de Xira a operacionalização da logística inerente ao parqueamento deste centro de diagnóstico nos vários locais previstos no périplo concelhio.
A mamografia é realizada por médicos e técnicos especializados através de modernos equipamentos digitais, garantindo-se desta forma um diagnóstico mais preciso e eficaz. Esta tecnologia e o conhecimento científico, aliado a uma deteção das lesões malignas em estádios iniciais, permitem alcançar a cura para a doença na grande maioria dos casos sinalizados (consulte o artigo do vogal da direção e responsável pela Prevenção Secundária da LPCC – Núcleo Regional do Sul, Rui Oliveira Soares - médico). A unidade de saúde reúne condições de acesso a pessoas portadoras de mobilidade reduzida.
Os esclarecimentos de dúvidas ou reagendamento podem ser obtidos pelos contactos 245 009 299/915 999 890 ou pelo e-mail rcm.admin@ligacontracancro.pt. Mais informação no site da LPCC, onde também podem ser consultadas as perguntas frequentes. Cuide de si e da sua saúde!