-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Tempo de vindimas na Quinta de Subserra
Tempo de vindimas na Quinta de Subserra




Estão a decorrer as vindimas na Quinta Municipal de Subserra, em São João dos Montes, para a produção de 2024 do já acarinhado vinho de produção 100% Municipal “Encostas de Xira”. Apurada a maturação das uvas, o processo começou com a colheita das castas Castelão e Touriga Franca para a produção do próximo vinho Rosé. Neste momento já foi feita a primeira filtragem, antevendo a cor e aromas do produto final.
Seguiram-se as castas Arinto e Fernão Pires e, por fim, o restante Castelão e Touriga Franca para produzir tintos.
Todas as castas estão a dar bons indicadores de qualidade, com especial destaque para o Arinto, que está com características excecionais, ainda superiores aos anos anteriores.
Já esta semana deu-se início à vindima das três castas normalmente responsáveis por 50% da produção, Moscatel, Syrah, faltando a Touriga Nacional, também ela responsável por vinhos tintos de grande qualidade e já medalhados.
Prevê-se uma produção em linha com a média dos produtores nacionais e dentro do expectável, que corresponde a uma baixa em relação a 2023 devido às condições climáticas (oportunamente daremos notícia do total da colheita).
De sublinhar que o “Encostas de Xira” esteve em grande destaque nos sunsets promovidos no seu próprio local de produção, a Quinta de Subserra, que, nestes meses de verão, tem arrebatado centenas de apreciadores e curiosos que acabam rendidos à paisagem e aos vinhos.
De referir, ainda, a recente distinção pela revista “Paixão Pelo Vinho”, publicação nacional de referência neste segmento, que avaliou os vinhos Arinto 2022 e Rosé 2023 com “Muito Bom”.