- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Provedora do Animal elogia trabalho do Centro de Recolha Oficial da Câmara Municipal de Vila F. Xira
Provedora do Animal elogia trabalho do Centro de Recolha Oficial da Câmara Municipal de Vila F. Xira
Por ocasião da apresentação de vídeo sobre a adoção responsável
A Provedora do Animal, Laurentina Pedroso, elogiou o trabalho realizado pelo Centro de Recolha Oficial de animais da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CRO), depois de conhecer o espaço e os seus projetos, no âmbito da sessão de apresentação do vídeo realizado pela autarquia para a promoção da Adoção Responsável – um documento de carácter pioneiro a nível nacional. A responsável referiu mesmo que “o Município tem desempenhado um papel fundamental para melhorar o nível de literacia em relação aos animais. São um exemplo a seguir e é com estas boas práticas que gostaria de trabalhar”.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, sublinhou o trabalho que tem sido realizado no CRO nos últimos anos, quer ao nível da melhoria das condições e aumento da capacidade do espaço para acolhimento de animais, quer no âmbito da prestação de cuidados de saúde e da forma como os mesmos são tratados”. Enfatizou as características da equipa de trabalho, caracterizando-a como “verdadeiros militantes da causa do bem-estar animal” e mostrou-se orgulhoso com os diferentes projetos que se têm implementado também com parceiros externos e na sociedade civil do Concelho (nomeadamente os dirigidos a instituições ou às populações infantil e idosa).
O vídeo sobre a adoção responsável de animais de companhia vem complementar o “Guia dos Direitos e Deveres dos Detentores de Animais de Companhia”, criado em 2022, também pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Ambos os documentos visam informar, sensibilizar e alertar a população para a importância de uma adoção responsável. Pretende-se reduzir as problemáticas da introdução errada de um animal no seio familiar ou comportamentos nefastos que possam impedir a permanência do animal na família e que levam ao posterior abandono ou devolução.
Na sessão realizada a 6 de dezembro, que incluiu visita às instalações e apresentação dos projetos desenvolvidos pelo CRO, ficou-se também a saber que, ao nível das esterilizações de animais (quer errantes, quer de munícipes com insuficiência económica), o Concelho de Vila F. Xira apresenta-se em 4.º lugar do ranking nacional de Municípios, com 1.066 esterilizações no ano de 2022.