- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Programa Consolidar
Programa Consolidar
O Banco Português de Fomento (BPF) divulgou, no passado dia 29 de setembro, a lista das entidades selecionadas no âmbito do Programa Consolidar, um dos programas de investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) gerido pelo BPF e criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional.
O Programa Consolidar visa apoiar a subscrição de fundos de capital de risco destinados a investimento em capitalização de PME e Mid Caps, impactadas pela pandemia de COVID-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação, tal como noticiámos na Newsletter Empresas e Inovação, edição de fevereiro de 2022. Aconselhamos a uma análise detalhada ao programa, podendo o mesmo, eventualmente, constituir-se como uma excelente oportunidade para capitalizar a sua empresa.
O BPF, face à enorme procura, em número de candidaturas e montante solicitado, conjugada com a qualidade das candidaturas e candidatos, decidiu duplicar a dotação do programa de 250 para 500 milhões de euros, permitindo assim acomodar um maior número de projetos, potenciando um maior impacto nas empresas e na economia.
Foram apresentadas 33 candidaturas por Sociedades de Capital de Risco e Sociedades Gestoras de Capital de Risco (SCR) com intenções de investimento superiores a 1.300 milhões de euros, tendo sido aprovadas 14 candidaturas, correspondendo a operações de investimento do FdCR no valor de 500 milhões de euros.
De acordo com o Banco, as SCR selecionadas deverão assegurar a subscrição de fundos com uma dotação mínima de 40 milhões de euros cada um, sendo a comparticipação do FdCR entre 10 e 50 milhões de euros por fundo.
Este investimento nos fundos de capital de risco a subscrever será obrigatoriamente acompanhado de investimento privado, com uma comparticipação de, pelo menos, 30% do capital total de cada fundo.
Neste sentido, o total de fundos a subscrever terá, no mínimo, uma dotação global disponível de 752 milhões de euros para capitalizar empresas, permitindo assim promover o crescimento, a expansão e a consolidação de projetos empresariais, bem como desenvolvimento de outras áreas de negócio e de novos produtos, através da reestruturação de modelos de negócio e a profissionalização e reforço de equipas de gestão das empresas beneficiárias.
As entidades selecionadas para as realizações de capital pelo BPF, através do FdCR, são:
- ActiveCap
- CoRe Capital
- Crest Capital Partners
- Draycott
- ECS Capital
- Fortitude Capital
- Growth Partners
- HCapital Partners
- Horizon Equity Partners
- Inter-Risco
- Oxy Capital
- Portugal Ventures
- Touro Capital Partners
- 3XP Global.
Saiba mais sobre o capital de Risco:
- Visitando a página da Associação Portuguesa de Capital de Risco;
- Assistindo a este video;
- Contactando uma das entidades selecionadas.