- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Presidente da CMVFX defende mais competências para Municípios e Área Metropolitana de Lisboa
Presidente da CMVFX defende mais competências para Municípios e Área Metropolitana de Lisboa
Sessão solene da Assembleia Municipal dos 50 anos do 25 de Abril decorreu em Alhandra
No discurso da sessão solene dos 50 anos do 25 de Abril, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira defendeu uma reforma administrativa para a região de Lisboa, “que deve ser assumida como uma verdadeira – e única – Cidade, ganhando dimensão e competitividade face às outras capitais europeias”.
Fernando Paulo Ferreira considerou que “se as autarquias já são as principais servidoras do dia-a-dia das pessoas” devem ter mais competências e meios para responder às necessidades, “desde logo, por exemplo, na área do ordenamento do território, assumindo inclusivamente que – hoje – a Área Metropolitana de Lisboa tem condições para começar a pensar e construir uma cidade nova, interligada e inteligente”.
No seu discurso fez também referência ao local da sessão solene, a Praça 7 de Março, em Alhandra, “terra emblemática da luta antifascista”, e aos autarcas “homenageados pela sua resiliência ao serviço das comunidades onde foram eleitos”.
O presidente da Câmara Municipal VFX associou o “espírito de Abril” à educação, à igualdade de oportunidades e à solidariedade, “palavra trabalhosa de exercer e que não convém esquecer” porque para ser concretizada “exige tempo” que é cada vez mais escasso perante o imediatismo que se sobrepõe “tantas vezes, aos caminhos profundos que a gestão da coisa pública exige”.
Terminou a sua intervenção com um grande reconhecimento aos parceiros do Município: Freguesias, Associações, IPSS, empresas, escolas, bombeiros, forças militares e de segurança.
Antes da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal participou na Homenagem aos Combatentes do Ultramar, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento no Parque Urbano Luís César Pereira, Santa Sofia, em Vila Franca de Xira.
À tarde, pelas 15 horas, presidiu à inauguração de Escultura Comemorativa 50 Anos do 25 de Abril, de João Duarte, na Estrada de Arruda, Chabital, em Alhandra. Fernando Paulo Ferreira afirmou que é “um monumento que faz a honra aos resistentes antifascistas e presos políticos”, cujos nomes estão acessíveis no QR Code colocado na placa inaugural. E reforçou que o monumento é uma “marca de futuro” para que as gerações mais novas possam “continuar o caminho que os Capitães de Abril iniciaram há 50 anos”.
O programa das comemorações municipais encerrou com o Concerto Evocativo dos 50 anos do 25 de Abril com a Orquestra Terra, sob a direção artística e musical do Maestro Telmo Lopes. O Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira encheu para ver e ouvir 90 músicos, 120 coralistas, 5 cantores, 10 bailarinos, numa apresentação dos 50 anos de músicas portuguesa, que contou com a participação de associações representativas do movimento associativo do concelho de VFX.