- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Plataforma Logística em Castanheira do Ribatejo recebe investimento de 120 milhões de euros
Plataforma Logística em Castanheira do Ribatejo recebe investimento de 120 milhões de euros
No passado dia 22 de setembro, a Montepino - SOCIMI* especializada no setor de imobiliário para logística - apresentou o projeto que está a desenvolver na Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, sendo que o maior lote será ocupado pela Leroy Merlin, criando assim o seu centro de distribuição nacional, naquele que já é considerado o maior edifício logístico alguma vez construído em Portugal.
Foram investidos mais de 120 milhões de euros na construção deste projeto chave-na-mão para a Leroy Merlin, que conta com uma área bruta de construção de 108.500 m2. Na atual fase de construção, estão envolvidos mais de 250 postos de trabalho, com a participação de aproximadamente 40 empresas locais e nacionais. Após a entrada em funcionamento do centro de distribuição, a Leroy Merlin prevê a criação de cerca de 400 postos de trabalho, contribuindo significativamente, desta forma, para a economia local e nacional.
Segundo os promotores, o projeto localiza-se numa zona estratégica, o chamado “KM 0” da logística de distribuição em Portugal, no cruzamento da autoestrada A1 Lisboa-Porto com a A10, via que une Lisboa a Espanha e ao Algarve, que concentra mais de 60% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa que, por sua vez, aglutina mais de 80% do parque logístico de Portugal.
A Montepino divulgou, igualmente, que está a preparar este projeto para obter o nível Gold (o mais elevado) da certificação LEED, tratando-se de um sistema de avaliação, à escala global, que analisa a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios. Esta certificação, segundo os próprios, está em linha com a estratégia da Valfondo, sociedade de capital dedicada ao desenvolvimento, comercialização e gestão de ativos imobiliários logísticos, que gere os imóveis da Montepino e que procura impulsionar o desenvolvimento dos ativos desta sociedade em conformidade com os mais altos padrões em matéria de durabilidade.
O objetivo para esta nova plataforma logística é o de impulsionar um desenvolvimento urbano coerente, assim como ampliar a diversidade e a produtividade das funções ecológicas, garantindo também a estabilidade ambiental do contexto urbano do complexo, através da criação de diversas zonas verdes e de uma bacia de retenção com 12.000 m3.
Estão a ser plantadas espécies vegetais adaptadas às condições climáticas locais que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no complexo e para o equilíbrio ecológico saudável no meio urbano em termos de comodidade climática e proteção contra a erosão do solo, ruído e contaminação do ar (especialmente na captação de CO2).
Juan José Vera, Diretor Geral da Valfondo Investment Management e Conselheiro da Montepino, afirma que “a Montepino concentra atualmente a sua carteira de clientes na zona centro de Espanha e pretende impulsionar a sua diversificação geográfica, aumentar a sua presença em áreas que apresentam grandes oportunidades, como é o caso da Castanheira do Ribatejo".
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Marina Tiago, que esteve em representação do Município no evento de apresentação do projeto, demonstrou a satisfação com aquele que foi considerado o maior investimento de logística, em Portugal, no ano transato, referindo que este investimento mostra a vitalidade da região e a atratividade do Concelho de Vila Franca de Xira.
* SOCIMI, termo utilizado em Espanha, o equivalente às Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária em Portugal, sendo uma sociedade anónima cotada que tem como principal objetivo a compra, promoção e reabilitação de ativos imobiliários para locação.