-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- OGMA integra os Centros de Manutenção Autorizados para os motores GTF da Pratt & Whitney.
OGMA integra os Centros de Manutenção Autorizados para os motores GTF da Pratt & Whitney.

No passado dia 25 de julho de 2024, a OGMA — Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. inaugurou a nova linha de manutenção de motores GTF da Pratt & Whitney, um dos maiores fabricantes mundiais de motores para a aeronáutica, num evento que contou com a presença, para além do Exmo. Sr. Dr. Nuno Melo, Ministro da Defesa, do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. Fernando Paulo Ferreira, e do Gabinete para o Investimento e Economia (GIE) da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Privatizada em 2005, o capital da OGMA pertence à Airholding (65%), da fabricante brasileira Embraer, e à idD Portugal Defence (35%), detida em 100% pelo Estado português. No que respeita ao projeto agora apresentado, o mesmo permite que a OGMA integre a muito restrita e exigente rede de centros autorizados da Pratt & Whitney, e incluiu a construção de novas instalações com cerca de 8000 metros quadrados, a aquisição de equipamentos e tecnologias de ponta e ainda o desenvolvimento do maior banco de ensaios de motores do país.
De acordo com a empresa, o investimento necessário já realizado ascendeu, desde 2021, a mais de 90 milhões de euros, esperando-se que venha a criar mais de 200 postos de trabalho altamente qualificados e triplicar o atual volume de negócios anual. Recorda-se, a este propósito, que os motores GTF da Pratt & Whitney equipam a nova geração de aeronaves comerciais da Embraer e da Airbus.
Numa breve intervenção realizada durante o evento, o Ministro da Defesa de Portugal sublinhou que este é "o maior investimento privado na OGMA nos últimos 20 anos, desde a sua privatização" e defendeu a aposta nas indústrias do setor, considerado, pelo Estado português, como estratégico na economia portuguesa.