- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Novembro traz “Sabores do Campo à Mesa”
Novembro traz “Sabores do Campo à Mesa”
Campanha de Gastronomia
A Campanha de Gastronomia “Sabores do Campo à Mesa” volta, ao longo de todo o mês de novembro, para destacar pratos com tradição e história no Concelho. É o caso da Canja à Vila-Franquense, com marca registada pela Câmara Municipal, do Torricado com Bacalhau Assado e dos pratos de coelho, pela tradição da caça nas zonas mais rurais.
Participam na iniciativa um total de 22 restaurantes, distribuídos por Alhandra, Alverca, Calhandriz, Forte da Casa, São João dos Montes, Vialonga e Vila Franca de Xira, que propõem as suas versões destas receitas tradicionais. Mantendo a genuinidade dos ingredientes, numa ou outra roupagem, o conjunto dos sabores encerra um valoroso património. O Torricado e a substancial Canja à Vila-Franquense remetem-nos para a vivência campestre, o coelho para a caça fora da zona urbana e o desfecho de um reconfortante comer de tacho.
Tem também, aqui, oportunidade de provar o vinho de produção exclusivamente Municipal, Encostas de Xira, (das vinhas da Quinta de Subserra) que associamos a esta campanha, integrando a carta dos restaurantes participantes e que harmonizam os pratos que propomos para esta época de outono. Os monovarietais Arinto ligam bem com o nosso Torricado com Bacalhau Assado e o Touriga nacional realça o potencial de um Coelho à Caçador ou, por exemplo, de um Escabeche de Coelho.
Para aliar outras experiências à boa gastronomia, são oito os parceiros nesta iniciativa que proporcionam durante o mês de novembro (mediante fatura e/ou cupão do folheto no âmbito da desta iniciativa) descontos em produtos, atividades e alojamento, representativos dos recursos e da variada oferta do Município. Consulte os estabelecimentos que se associam, as condições dos parceiros e trace o seu roteiro.
Aceite esta viagem por sabores que o Concelho mantem vivos, através de mais uma campanha de gastronomia, à qual pode sempre acrescentar um passeio pelo Tejo, uma visita à biblioteca Fábrica das Palavras ou a uma exposição no Museu do Neo-Realismo, uma saudável caminhada pelos caminhos ribeirinhos, entre tantas outras possibilidades.