- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Município de Vila Franca de Xira recebe pelo décimo ano consecutivo o galardão Bandeira Verde – Programa ECO XXI
Município de Vila Franca de Xira recebe pelo décimo ano consecutivo o galardão Bandeira Verde – Programa ECO XXI
Reconhecimento das boas práticas ambientais atingiu em 2020 a classificação mais alta de sempre
O Município de Vila Franca de Xira conquistou pelo décimo ano consecutivo a “Bandeira Verde”, galardão máximo atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa no âmbito do Programa ECO XXI. Este Projeto visa distinguir as boas práticas ambientais e o empenho das Autarquias na melhoria contínua em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na edição de 2020, candidataram-se ao Programa ECO XXI um total de 62 municípios, 56 dos quais foram galardoados com a Bandeira Verde, ao alcançarem um índice igual ou superior a 50%. Tendo em conta indicadores de caráter ambiental, urbanístico e de governança, o Concelho de Vila Franca de Xira alcançou nesta edição a classificação mais alta de sempre: 71,30%, destacando-se nos seguintes aspetos: Promoção da Educação Ambiental; Cidadania, Governança e Participação; Transparência, Digitalização e Conectividade; Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação de Sistemas de Gestão; Saúde e Bem Estar; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores. Desde 2011 que o Município de Vila Franca de Xira obtém o galardão máximo no âmbito deste Projeto.
O Programa ECO XXI tem o objetivo de referenciar e valorizar o progresso das políticas municipais num contexto de sustentabilidade. Constitui-se como uma ferramenta de caracterização, monitorização e avaliação em práticas de sustentabilidade, que pretende fomentar uma maior integração da educação para a sustentabilidade nas políticas ambientais que contribuam para a implementação dos ODS e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental. A pontuação atribuída aos municípios participantes decorre de uma avaliação criteriosa, assegurada por uma comissão nacional.