- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Município de Vila Franca de Xira mobiliza esforços para apoiar o emprego, o empreendedorismo e a qualificação profissional
Município de Vila Franca de Xira mobiliza esforços para apoiar o emprego, o empreendedorismo e a qualificação profissional
Rede para a Empregabilidade e Fábrica do Empreendedor são projetos em curso
Está em curso no Município de Vila Franca de Xira o projeto Rede para a Empregabilidade. Desenvolvida no âmbito do trabalho da Rede Social, a Rede para a Empregabilidade é uma estrutura territorial composta por um conjunto de organizações do sector público e/ou privado, de carácter social ou empresarial, com ou sem fins lucrativos, que partilham as mesmas preocupações face aos desafios da empregabilidade e da inclusão socioeconómica num dado território. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações concertadas e integradas para aumentar oportunidades formativas, de capacitação e de acesso ao mercado de trabalho, adaptando cada ação às características do candidato (job matching) e utilizando as metodologias de emprego apoiado e a animação territorial. Tendo por base o diagnóstico da situação do Concelho de Vila Franca de Xira, esta Rede trabalha três eixos estratégicos: o emprego, o empreendedorismo e a qualificação profissional.
Até ao momento, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu ações de formação em emprego apoiado, dirigidas aos técnicos dos GIP - Gabinetes de Inserção Profissional e a alguns técnicos do SAASI – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, e estão também a ser feitas reuniões com algumas empresas para apresentação do projeto e das suas vantagens para o empregador. O trabalho da rede começa a ter alguns resultados, que se têm traduzido na colocação de algumas pessoas no mercado de trabalho. Em junho deste ano está também prevista a realização de um fórum/ feira de emprego. O projeto conta com a participação da APEA – Associação Portuguesa de Emprego Apoiado e são parceiros o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional; as Juntas de Freguesia; IPSS’s com técnicos afetos ao SAASI; Agrupamentos de Escolas; Gabinetes de Inserção Profissional e o Gabinete de Investimento, Economia e Inovação da Câmara Municipal.
É também parceira da rede, a Fábrica do Empreendedor, em funcionamento na Casa da Juventude de Alverca, cujo projeto resulta de uma candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto do Fundo Social Europeu. Este projeto está inserido na estratégia do Município Vila-franquense para o desenvolvimento sustentável nas áreas da juventude, emprego e ação social.