- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Município de Vila Franca de Xira investe mais de 83 mil euros em duas moto4 para garantir socorro no Passeio Ribeirinho
Município de Vila Franca de Xira investe mais de 83 mil euros em duas moto4 para garantir socorro no Passeio Ribeirinho
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, assinou os Protocolos de Utilização de duas moto4 com as seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, numa cerimónia realizada no dia 13 de junho, no Passeio Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria.
Os dois veículos são geridos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, sendo que uma das moto4 fica sediada nos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria e a outra nos Bombeiros de Vila Franca de Xira.
Em caso de necessidade, qualquer Corpo de Bombeiros do Concelho pode articular a utilização dos veículos, com a Proteção Civil Municipal, para atuação seja no Passeio Ribeirinho ou, pelas suas valências, no apoio a eventos ou a provas desportivas.
O Presidente da Câmara sublinhou que “assim é que deve ser, devemos funcionar em conjunto, para criarmos resiliência e reforçar a resposta da Proteção Civil”. E apontou a importância destes veículos conseguirem “responder depressa onde outros não podem”, referindo, nomeadamente, os trilhos que estão a ser criados na zona de Vialonga e das Cachoeiras, nas zonas mais rurais do território Vilafranquense.
As duas moto4 têm dimensões inferiores e estão apetrechadas de equipamento básico, nomeadamente maca cesto e de vácuo, plano duro e DAE – Desfibrilhador Automático Externo, que poderá ser complementado no teatro de operações através dos meios existentes nas ambulâncias, no sentido de apoiar e facilitar o trabalho realizado pelas equipas de bombeiros, no socorro e resgate. Cada veículo pode transportar até três tripulantes, além da vítima socorrida.
A aquisição dos dois veículos representa um investimento municipal de 83.854,36€.
No próximo mês de Julho, a Câmara Municipal irá também entregar à PSP e GNR do Concelho de Vila Franca de Xira bicicletas elétricas para patrulharem com maior regularidade o caminho à beira rio.
A assinatura dos Protocolos foi antecedida pela realização de um exercício/demonstração de simulação de resgate de uma vítima no Passeio Ribeirinho, executada pelos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria, com a utilização de uma das motas.