- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Lançamento da 13.ª Edição da “Brigada do Amarelo” e da 4.ª Edição “Qual é o seu papel?!”
Lançamento da 13.ª Edição da “Brigada do Amarelo” e da 4.ª Edição “Qual é o seu papel?!”
Projetos para a reciclagem arrancaram a 25 de janeiro
São mais de 7.000 os alunos das escolas do Concelho de Vila Franca de Xira que estão mobilizados, a partir desta 3.ª feira, 25 de janeiro, para os projetos de sensibilização ambiental “Brigada do Amarelo” e “Qual é o seu papel?”. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Valorsul, promovem os projetos pedagógicos no âmbito da sustentabilidade ambiental.
O lançamento do Projeto “Brigada do Amarelo” decorreu na Escola D. António de Ataíde, na Castanheira do Ribatejo, e nesta edição vão participar 17 escolas, num universo de cerca de 4.078 alunos. Por sua vez, o arranque do Projeto “Qual é o seu papel?” decorreu na Escola Básica do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, e estarão envolvidas 8 escolas e cerca de 3.079 alunos.
O Projeto “Brigada do Amarelo” pretende a deposição seletiva de embalagens (plástico, metal e pacotes de bebida) enquanto que o Projeto “Qual é o seu papel?” é a iniciativa que sensibiliza para a correta utilização do ecoponto azul, com a recolha de papel em condições de reciclagem. Ao longo de todo o percurso dos projetos foram já encaminhados para a valorização 214.298,5 Kg de plástico e 56.616,9 Kg de papel.
Face à situação pandémica desde 2020 e tendo em consideração as constantes adaptações e mutações exigentes, é um passo primordial para a normalidade o retomar de toda a dinâmica em torno da sensibilização e educação ambiental, em especial da produção de resíduos urbanos, considerando que o paradigma de gestão de resíduos urbanos vai sofrer alterações a muito curto prazo, sendo necessário o envolvimento dos munícipes e um correto encaminhamento de várias tipologias de resíduos.
Nessa perspetiva, o Município de Vila Franca de Xira assume a sensibilização e a comunicação como um pilar essencial para a adoção de comportamentos ambientas corretos, sendo prioritária a sensibilização dos jovens que posteriormente se tornarão adultos, tanto em formação de consciência ambiental, como um pilar para alertar os pais e adultos envolvidos.