- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- LACTAÇORES | Investimento de 1,6 milhões de euros em Vila Franca de Xira
LACTAÇORES | Investimento de 1,6 milhões de euros em Vila Franca de Xira
A LactAçores, União das Cooperativas de Lacticínios dos Açores, UCRL está a investir 1,6 milhões de euros num armazém refrigerado, nas suas instalações situadas no Concelho de Vila Franca de Xira.
A LactAçores é formada pela união de três cooperativas, representando, cada uma delas, uma ilha dos Açores:
- UNILEITE, União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São, Miguel UCRL
- UNIQUEIJO, União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL
- CALF, Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, CRL
A LactAçores comercializa, entre outras, as seguintes marcas de produtos:
A LactAçores tem uma estrutura operacional assente em quatro plataformas, três localizadas no arquipélago dos Açores, nas ilhas de São Miguel, de São Jorge e do Faial, e uma localizada em Portugal Continental, em Vila Franca de Xira, onde adquiriu o primeiro armazém, em 2004, com apenas 2.300 metros quadrados.
A LactAçores já concluiu a primeira fase deste investimento, requalificando o seu armazém refrigerado, num valor de 950 mil euros, perspetivando a segunda fase desse investimento ainda para 2022.
Após esta fase, o armazém aumentou a sua armazenagem de produtos lácteos refrigerados em 40%, que permitiu o aumento do armazenamento para 2 124 paletes, o que equivale a aproximadamente 1.000.000 de Kg de queijo e de manteiga, bem como um espaço de ambiente, com a capacidade para 6.000.000 de litros de leite.
A segunda fase do investimento deverá arrancar nos próximos meses e irá criar melhores condições de cargas e descargas, criando dois novos cais e melhorando os atualmente existentes.
Na inauguração da requalificação, que ocorreu em dezembro de 2021, contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Marina Tiago e do Presidente da LactAçores, Pedro Tavares.